Avaliação do Uso de Anticoncepcionais de Emergência entre Estudantes Universitários
Resumo
A avaliação do uso de anticoncepcionais de emergência (AE) entre estudantes universitárias é determinada através do conhecimento que as jovens têm sobre planejamento familiar, gravidez indesejada e métodos contraceptivos. As jovens universitárias apresentam um amplo comportamento diante dos relacionamentos amorosos que convivem e isso leva adotarem medidas de emergência para que não surjam complicações posteriores, como é o caso de uma gravidez indesejável. Há casos em que se faz necessário pode se fazer necessário o uso de contraceptivo de emergência como o do rompimento do preservativo, afastamento do DIU ou estupro. O objetivo desta pesquisa foi descrever as atitudes e práticas adotadas entre as estudantes universitárias diante do uso de contraceptivos de emergência, para tanto, estudantes universitárias de uma faculdade privada na cidade de Cajazeiras/PB responderam a um questionário semi-estruturado no ano de 2011. Em uma população de 1.650 onde 70% eram mulheres, o número de estudantes que concordaram em participar do estudo foi de 307 (18,6%) alunas, destes 198 alunas afirmam que não fizeram ou fazem uso de anticoncepcional de emergência, 103 alunas afirmam ter feito ou ainda fazer uso de anticoncepcionais de emergência e 6 alunas não responderam a questão. 23% das usuárias com menos de 20 anos. Os resultados mostram que é fundamental que existam ações de conscientização das mulheres quanto ao uso de outros métodos contraceptivos, deve-se particularizar que o uso de contraceptivos de emergência pode ser evitado com métodos de barreira evitando não só uma gravidez indesejada, mas também doenças sexualmente transmissíveis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-08
Como Citar
Almeida, F. B. de, Sousa, N. M. M. de, Barros, G. L. de, Almeida, F. B. de, Farias, P. A. M. de, & Cabral, S. A. A. de O. (2015). Avaliação do Uso de Anticoncepcionais de Emergência entre Estudantes Universitários. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(3), 49–55. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3720
Edição
Seção
Artigos
Licença
Termo de cess