Adaptação das atividades práticas de anatomia em curso de medicina durante pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9559

Palavras-chave:

Anatomia, Educação médica, Ensino a distância, COVID-19, Aprendizagem ativa

Resumo

Este trabalho relata a experiência de aprendizagem ativa na formação médica nas atividades práticas da disciplina de Anatomia Humana, as quais são tradicionalmente realizadas presencialmente em Laboratórios de Anatomia, mas que precisaram ser adaptadas a um modelo de ensino a distância devido ao fenômeno conjuntural da pandemia da COVID-19. Foi realizado um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um trabalho desenvolvido em instituição pública federal de ensino superior durante as atividades práticas remotas desenvolvidas no ano de 2020 com os alunos do primeiro período do curso de Medicina. A ação educativa foi implementada pela equipe de monitoria sob orientação da professora responsável pela disciplina, inspirada nas metodologias de sala de aula invertida e de aprendizagem em pequenos grupos adaptadas a um modelo remoto estruturado por plataformas virtuais de comunicação e materiais com recursos visuais e redigidos. Os desafios da experiência de aprendizagem da Anatomia Humana pelos alunos, assim como do início à docência pelos monitores, foram potencializados durante a pandemia da COVID-19, no entanto, o estudo observou que o uso de metodologias ativas e a participação maciça dos monitores, guiados pelo modelo de docência empática, facilitaram o processo de aprendizagem dos discentes, apesar das limitações advindas do modelo de ensino a distância de uma disciplina essencialmente prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, E. G. R. D.; RODRIGUES, I. L. A.; NOGUEIRA, L. M. V.; SOUZA, D. F. D. Contribution of academic tutoring for the teaching-learning process in Nursing undergraduate studies. Revista Brasileira de Enfermagem, v.71, n. suppl.4, p.1690-1698, 2018. 10.1590/0034-7167-2017-0736.

BERNARDINO, H. S. A tutoria na EAD: os papéis, as competências e a relevância do tutor. Revista Científica de Educação à distância, v.2, n.4, 2011. ISSN: 1982-6109.

BRASÍLIA. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 4/2001, seção 1, p. 38. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2001.

BRYSON, D. Using flashcards to support your learning. Journal of Visual Communication in Medicine, v.35, n.1, p.25-29, 2012. 10.3109/17453054.2012.655720.

CORTELINI, V. G.; DA ROSA, G. A. Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD. Revista Linhas, v. 21, n.47, p. 385-404, 2020. 10.5965/1984723821472020385.

DA ROSA, C. T. W.; GHIGGI, C.; MOTA, A. R. Metodologias ativas e autonomia: uma revisão das pesquisas brasileiras em educação. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v.11, n.4, p.24-46, 2021. ISSN: 2358-4750.

DE SOUSA, E. C. L.; DE MORAIS, E. M. D.; DA SILVA, A. P. N.; LIMA, I. B. P.; DA SILVA FILHO, S. A.; ANGELO, R. D. C. D. O. Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da anatomia humana no curso médico: uma proposta metodológica para monitoria. Cadernos da FUCAMP, v.19, n.41, p. 76-86, 2020. ISSN: 2236-9929.

GARCIA, M. B. de O.; OLIVEIRA, M. M. de; PLANTIER, A. P. Interatividade e mediação na prática de metodologia ativa: o uso da instrução por colegas e da tecnologia na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v.43, n.1, p.87-96, 2019. /10.1590/1981-52712015v43n1RB20180154.

GHOSH, S. K. Cadaveric dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century. Anatomical sciences education, v.10, n.3, p.286-299, 2017. 10.1002/ase.1649.

GOMES, V. T. S;, RODRIGUES, R. O.; GOMES, R. N.; GOMES, M. S.; VIANA, L. V. M.; SILVA, F. S. A pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n.4 e114, 2020. 10.1590/1981-5271v44.4-20200258.

HARTWING, M. K.; DUNLOSKY, J. D. Study strategies of college students: Are self-testing and scheduling related to achievement?. Psychonomic Bulletin & Review, v.19, n.1, p.126-134, 2012. 10.3758/s13423-011-0181-y.

KLEIN, N. A.; AHLERT, E. M.. Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa na educação profissional. Revista Destaques Acadêmicos, v.11, n.4, p. 219-239, 2019. ISSN: 2176-3070.

KORNELL, N., BJORK, R. A. The promise and perils of self-regulated study. Psychonomic Bulletin & Review, v.14, n.2, p.219-224, 2007. 10.3758/BF03194055

LUNA, W. F.; BERNARDES, J. D. S. Tutoria como estratégia para aprendizagem significativa do estudante de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.40, n.4, p.653-662, 2016. 10.1590/1981-52712015v40n4e01042015.

MEIRELES, M. A. D. C., FERNANDES, C. D. C. P., & SILVA, L. S. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação médica: expectativas dos discentes do primeiro ano do curso de medicina de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Educação Médica, v.43, n.2, p.67-78, 2019. 10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178.

MORETTI-PIRES, R. O.; CAMPOS, D. A. D.; TESSER, Z. C.; OLIVEIRA, J. B. D.; TURATTI, B. D. O.; OLIVEIRA, D. C. D. Estratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da Covid-19: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, n.1 e025, 2021. 10.1590/1981-5271v45.1-20200350.

OLIVEIRA, J. L. S.; LIMA, P. D. S. N.; CARVALHO, C. L.; FONSECA, A. V. S. Sala de aula 4.0 - Uma proposta de ensino remoto baseado em sala de aula invertida, gamification e PBL. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.28, p.909-933, 2020. 10.5753/RBIE.2020.28.0.909.

OLIVEIRA, M. B. M.; SILVA, V. R. F.; LORENA, S. B.; ANDRADE, L. A. Papel do monitor na percepção de docentes em faculdade pernambucana com metodologia ativa de ensino: um estudo qualitativo. 2020. Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão de curso de graduação em medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Recife, 2015.

OLIVEIRA, T. E. D.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Sala de aula invertida (flipped classroom): inovando as aulas de física. Física na escola, v.14, n.2, p.4-13, 2016. ISSN: 1983-6430

PACCA, F. C. Empatia, competência moral e clima escolar–investigação em uma escola de medicina. 2022. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília, por ocasião da Defesa, para obtenção do grau de Doutor em Educação. São Paulo, Marília, 2022.

PAVAN, M. V.; SENGER, M. H.; MARQUES, W.. Avaliação da reforma curricular de um curso de Medicina na perspectiva dos docentes. Revista Brasileira de Educação Médica, v.43, n.1 (supl. 1), p.135-145, 2020. 10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180215.

PINHEIRO, A. M. N.; BRITTO, D. G.; ROCHA, A. K. A.; FERNANDES, C.; BACHUR, T. P. R.; ARAGÃO, G. F. Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, v.10, n.1, p.100-109, 2020. 10.18378/rebes.v10i1.7544.

ROCHA, A. K. A.; BACHUR, T. P. R.; JORGE, M. S. B. Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, v.10, n.2, p.23-28, 2020. 10.18378/rebes.v10i2.7750.

SANTOS, B. M;, CORDEIRO, M. E. C;, SCHNEIDER, I. J. C.; CECCON, R. F. Educação médica durante a pandemia da Covid-19: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n. sup.1 e0139, 2020. 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383.

SCHNEIDER, E. I.; SUHR, I. R. F.; ROLON, V. E. K.; ALMEIDA, C. M. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes, v.8, n.16, p.68-81, 2013. 10.22169/revint.v8i16.499.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). 1.ed. Lajeado: Editora UNIVATES, 2018. 19p.

SMITH, C.F.; PAWLINA, W. A Journey Like No Other: Anatomy 2020!. Anat Sci Educ, v.14, n.1. p.5-7, 2021. 10.1002/ase.2039.

VINER, R. M.; DRAKE, L.; JOURDAN, D.; DAVIES, N.; BALTAG, V.; JERRIM, J.; PROIMOS, J.; DARZI, A. Reopening schools during the COVID-19 pandemic: Governments must balance the uncertainty and risks of reopening schools against the clear harms associated with prolonged closure. Arch Dis Child, v.106, n. 2, p. 111-113, 2021. 10.1136/archdischild-2020-319963.

VINER, R. M.; RUSSEL, S. J.; CROKER, H.; PACKER, J; WARD, J.; STANSFILED, C.; MYTTON, O.; BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: A rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, v.4, n.5, p.397-404, 2020. 10.1016/S2352-4642(20)30095-X.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Monteiro, J. N. S., Brito, E. dos S., Pereira , M. W. de A., Oliveira , T. . M. P., & Corrêa, V. . de O. S. (2023). Adaptação das atividades práticas de anatomia em curso de medicina durante pandemia de COVID-19. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 110–116. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9559

Edição

Seção

Artigos