RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI AO ATAQUE DE ZABROTES SUBFASCIATUS (BOHEMAN, 1833) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE)

Authors

  • Douglas Rafael e Silva Barbosa UFRPE
  • Lúcia da Silva Fontes UFPI
  • Rutya de Sousa Melo UFPI
  • Luan Ítalo Rebouças Rocha UFRPE
  • Mauricio Silva de Lima UFRPE

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência de quatro genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata) ao caruncho Zabrotes subfasciatus. Os genótipos utilizados foram BRS-Paraguaçu, Paulistinha, TVX 5059-09G e BRS-Nova Era. Foram realizados testes com e sem chance de escolha, em delineamento experimental inteiramente casualizado, totalizando 4 tratamentos cada um com 5 repetições, avaliando-se a taxa de oviposição, taxa de emergência, viabilidade de ovos (%) e taxa instantânea de crescimento populacional. O genótipo BRS-Nova Era reduziu a oviposição, emergência, viabilidade de ovos e taxa instantânea de crescimento populacional, apresentando resistência do tipo antibiose e não-preferência. O genótipo Paulistinha apresentou moderada resistência do tipo antibiose ao ataque de Z. subfasciatus, além de resistência do tipo não-preferência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Douglas Rafael e Silva Barbosa, UFRPE

Luan Ítalo Rebouças Rocha, UFRPE

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atualmente é mestrando em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural do Pernambuco. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: moscas-das-frutas e manejo integrado de pragas com ênfase em extratos vegetais.

Published

29-12-2011

How to Cite

BARBOSA, D. R. e S.; FONTES, L. da S.; MELO, R. de S.; REBOUÇAS ROCHA, L. Ítalo; LIMA, M. S. de. RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI AO ATAQUE DE ZABROTES SUBFASCIATUS (BOHEMAN, 1833) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 70–77, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1002. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES