ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA EM SEMENTES DE ERVA-DOCE (Foeniculum vulgare mill.)

Authors

  • Aderson C. Araujo Neto
  • Paulo Costa Araújo Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Resumo: As sementes são eficientes meios de disseminação e transmissão de patógenos e, freqüentemente, introduzem novos focos de infecção em áreas isentas. No entanto, nas últimas décadas a exploração de produtos vegetais tem se tornado uma alternativa no controle de fitopatógenos em substituição aos produtos sintéticos. Dessa forma, objetivou-se avaliar o efeito do óleo essencial de citronela (Cymbopogon winterianus) no controle da micoflora fitopatogênica e na qualidade fisiológica de sementes de erva-doce (Foeniculum vulgare). O experimento foi conduzido nos Laboratórios de Fitopatologia e Análise de Sementes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB. Foram aplicados os seguintes tratamentos: T1–Testemunha (sementes não tratadas); T2 – Fungicida Captan® e Óleo essencial de citronela nas concentrações de 1,0 (T3), 1,5 (T4), 2,0 (T5) e 2,5% (T6). No teste de germinação avaliaram-se as seguintes variáveis: porcentagem de germinação, primeira contagem e índice de velocidade de germinação (IVG). O delineamento utilizado no teste de germinação foi o DIC com seis tratamentos, distribuídos em quatro repetições de 50 sementes cada. Os resultados mostraram que o emprego do óleo de essencial de citronela na concentração de 2,5% reduziu a incidência de fungos e aumentou a germinação das sementes de erva-doce.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Costa Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Agronomia na linha de pesquisa em sementes do Programa de Pós-graduação em agronomia da Universidade Federal da Paraíba-Centro de Ciências Agrárias, Areia-PB.

Published

08-04-2012

How to Cite

ARAUJO NETO, A. C.; ARAÚJO, P. C. ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA EM SEMENTES DE ERVA-DOCE (Foeniculum vulgare mill.). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 189–195, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1099. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)