ELABORAÇÃO DE ÁGUA DE COCO CONGELADA E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E SENSORIAIS

Authors

  • Denise Silva Amaral Universidade Federal de Campina Grande
  • Sérgio Samuel Mendeiros IFRN
  • Taciano pessoa PEssoa UFCG
  • LEandro Icaro santos IFRN- Currais Novos

Abstract

No Brasil a produção de água de coco é basicamente voltada para a alimentação humana, na forma in natura e industrializada. Esta possui um grande valor nutricional. Em geral é comercializada dentro do próprio fruto, onde é estéril, também pode sofrer algumas alterações indesejáveis se não for submetida a conservação correta. É neste contexto que o processo de congelamento pode ser uma alternativa para o problema. Assim objetivou-se elaborar água de coco congelada, utilizando-se água in natura e pasteurizada e avaliar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Foram determinados pH, sólidos solúveis, Acidez e glicídios totais, coliformes totais e fecais (Escherichia coli))  e teste de aceitação e intenção de compra. Os valores da caracterização físico-química da água de coco pasteurizada congelada forão superiores quando comparados aos da amostra de água de coco in natura; as amostras apresentaram qualidade microbiológica satisfatória. As duas amostras de cubos de água de coco in natura e pasteurizada, tiveram boas notas em relação à aceitação e atitude de compra, porém a Amostra 1 in natura, apresentou o maior percentual para certamente compraria, sendo 42,5%.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Silva Amaral, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Tecnologia de alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2008) e mestrado em Engeharia agrícola pela UFCG (2011).Tendo experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase no setor de Controle de Qualidade. Atualmente é aluna de dotourado em Engeharia Agrícola na ára de processamento e armazenamento de produtos agrícolas da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2014). E professora do curso técnico em alimentos no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Currais Novos- RN. .

Sérgio Samuel Mendeiros, IFRN

Técnico em alimentos pelo IFRN- Currais novos

Taciano pessoa PEssoa, UFCG

Engenheiro Agronômo Graduado pela Universidade Federal da Paraiba. Mestre em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Campina Grande na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Doutorando em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Processos Termicos e Separação. Pesquisador em processamento de frutas e hortaliças, análises químicas de alimentos, pós colheita de frutas e hortaliças, secagem e armazenamento de produtos agrícolas.

LEandro Icaro santos, IFRN- Currais Novos

Técnico em aliemntos pelo IFRN, Currais novos

Published

06-04-2012

How to Cite

AMARAL, D. S.; MENDEIROS, S. S.; PESSOA, T. pessoa; SANTOS, L. I. ELABORAÇÃO DE ÁGUA DE COCO CONGELADA E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E SENSORIAIS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 177–181, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1101. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES