CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE SEIS SÍTIOS DE TERRAS PRETAS ARQUEOLÓGICAS NA REGIÃO DE APUÍ-AM

Authors

  • Luís Antônio Coutrim dos Santos
  • Milton César Costa Campos
  • Anderson Cristian Bergamin
  • Douglas Marcelo Pinheiro da Silva
  • Antonio Francisco de Mendonça Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

As Terras Pretas Arqueológicas (TPA) conhecidas também como Terra Preta de Índio são unidades de solo que apresentam horizontes A antrópico, alta fertilidade natural, coloração escura e presença de fragmentos de cerâmica incorporados a matriz do solo. O trabalho teve como objetivo realizar a caracterização física de seis sítios de Terras Pretas Arqueológicas na região de Apuí-AM. Nos sítios de TPAs identificados foram abertas trincheiras para caracterização física do solo. A análise granulométrica foi realizada pelo método da pipeta, utilizando uma solução de NaOH 0,1 N como dispersante químico. A densidade do solo foi obtida pelo método do anel volumétrico e a densidade de partícula pelo método do balão volumétrico. Há semelhança na profundidade do horizonte A antrópico, sugerindo uma similaridade nos processos de formação destes solos. A textura nos horizontes A antrópicos variaram de franca arenosa, franca a franca siltosa, texturas mais finas foram dominantes nos horizontes diagnósticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Francisco de Mendonça Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2006) e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Atualmente é aluno da mesma Intituição a nível de Doutorado pelo curso de Zootecnia com ênfase em Melhoramento Genético Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente com a espécia Ovina dentro dos seguintes temas: Avaliação de Alimentos, Digestibilidade, Características de Carcaça e Qualidade de Carne; Melhoramento e Conservação de Recursos Genéticos de Animais Domésticos.

Published

17-02-2012

How to Cite

SANTOS, L. A. C. dos; CAMPOS, M. C. C.; BERGAMIN, A. C.; SILVA, D. M. P. da; MENDONÇA JÚNIOR, A. F. de. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE SEIS SÍTIOS DE TERRAS PRETAS ARQUEOLÓGICAS NA REGIÃO DE APUÍ-AM. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 167–174, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1106. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)