ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL À BASE DE MEL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE FAMÍLIAS DE ABELHAS JANDAÍRAS (Melipona subnitida Ducke) EM MOSSORÓ – RN

Authors

  • Victor Hugo Pedraça Dias UFERSA
  • Marcos Antonio Filgueira UFERSA
  • Fabiano Luiz de Oliveira UFERSA
  • Atarissis Morais Dias UFERSA
  • Ewerton Marinho da Costa UFERSA

Abstract

Neste trabalho, objetivou-se estudar o uso da alimentação artificial energética à base de mel e suas implicações no desenvolvimento de famílias de abelhas jandaíras (M. subnitida) em Mossoró-RN. O experimento foi realizado no Laboratório de Entomologia do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, entre os meses de agosto a novembro de 2007. Foram utilizados 8 colméias do tipo vertical, dividido em 2 grupos com 4 repetições, sendo o grupo1 constituído por colméias não alimentadas e o grupo 2 por colméias submetidas à alimentação energética, composta de uma solução de 50% de água de 50% de mel de abelha africanizada. O fornecimento era diário e realizado com o auxílio de uma pipeta, introduzido-a nos potes vazios. A cada 31 dias, as variáveis desse ensaio (quantidade de potes de mel, quantidade de mel estocado e a área dos discos de crias) eram mensuradas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, utilizando o teste Scott – Knott, do software estatístico SISVAR, para análises dos dados. Houve diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade para as variáveis: número de potes construídos e mel armazenado nos potes, na comparação entre os grupos. As variáveis área dos discos de crias, não diferiram entre si. A alimentação artificial teve influência significativa na produção de potes e armazenamento de mel, e não teve influência quanto à área dos discos de crias.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

26-08-2008

How to Cite

DIAS, V. H. P.; FILGUEIRA, M. A.; OLIVEIRA, F. L. de; DIAS, A. M.; COSTA, E. M. da. ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL À BASE DE MEL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE FAMÍLIAS DE ABELHAS JANDAÍRAS (Melipona subnitida Ducke) EM MOSSORÓ – RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 40–44, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/113. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>