Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.

Authors

  • Lucas K. S. Lima Universidade federal do Ceará
  • Ana J. S. Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Raimundo T. L. da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Raunira da C. Araújo

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento fitossociológico das espécies de plantas espontâneas encontradas em área de cultivo de banana (Musa spp), em diferentes épocas do ano e posterior co-relação dessas plantas com as características químicas e físicas do solo. O experimento foi conduzido no Setor de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, em Bananeiras – PB. O levantamento fitossociológico foi realizado em uma área de produção de banana, totalizando 702 m2. Na caracterização da comunidade foi utilizado o método do quadrado inventário (quadro de 1,0 m x 1,0 m), lançado três vezes ao acaso em toda a área. A amostragem da comunidade foi realizada em três épocas distintas, outubro de 2010 (primavera), Janeiro (Verão) e Junho (Inverno) de 2011. Conforme a época de coleta e identificação pode-se observar que houve, variação na presença, como também no número de espécies, indivíduos e na distribuição por família. No contexto geral as famílias, Asteraceae e Poaceae com seis indivíduos cada perfazendo 17,64% do número total de espécies foram as famílias que apresentaram o maior número de espécies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas K. S. Lima, Universidade federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Agrárias (Licenciatura Plena), pela Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (Campus III), Bananeiras-PB (2011). Enquanto estudante de graduação foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) trabalhando com Levantamento Fitossociológico de plantas espontâneas no CCHSA, Bolsista PROBEX trabalhando com resgate e mapeamento de sementes crioulas e Monitor da disciplina de Introdução a Fitotecnia e Agroecologia e Agricultura Orgânica. Atua principalmente na área da fitotecnia com ênfase em produção agroecológica, educação do campo e extensão rural.

Ana J. S. Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Licencianda em Ciências Agrárias – UFPB – Universidade Federal da Paraíba, 58220-000, Bananeiras – PB. E-mail: ajsbarbosa_lca@hotmail.com

Raimundo T. L. da Silva, Universidade Federal do Ceará

Eng. Agrônomo MSc, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) – UFC – Universidade Federal do Ceará, 60356-150, Fortaleza – CE.

E-mail: thiagoufra@hotmail.com

Raunira da C. Araújo

Eng. Agrônoma D. Sc., Professora Adjunta do Departamento de Agropecuária – UFPB – Universidade Federal da Paraíba, 58220-000, Bananeiras – PB.

E-mail: arinuar@hotmail.com

Published

23-11-2012

How to Cite

LIMA, L. K. S.; BARBOSA, A. J. S.; SILVA, R. T. L. da; ARAÚJO, R. da C. Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 59–68, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES