AVALIAÇÕES DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS SANITÁRIAS DAS CARNES COMERCIALIZADAS NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

Authors

  • Patrícia M. de A. Gomes
  • Julicelly G. Barbosa
  • Edem R. da Costa
  • Ivan G. dos S. Junior

Abstract

O presente trabalho teve a intenção de avaliar o nível das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos da feira livre que comercializam carnes “in natura” do Mercado Público situado na cidade de Catolé do Rocha-PB. O principal foco do diagnóstico foi os locais onde comercializam as carnes bovina, suína, de aves e pescados e onde são preparadas para comercialização. A pesquisa foi realizada durante o mês de maio a junho de 2011, utilizando-se um roteiro de inspeção (check-list), os quais verificavam as condições de comercialização, condições de armazenamento, condições de higiene dos manipuladores e das instalações e aplicação de um questionário de perguntas diretas para avaliação da satisfação dos consumidores. O diagnóstico identificou problemas higiênico-sanitários no boxes, nos equipamentos e utensílios, nas práticas de manipulação e na qualidade dos produtos ofertados Tais condições contrariam a legislação sanitária em vigor, comprometem a qualidade do alimento, colocam em risco a saúde do consumidor e evidenciam as demandas de informações por parte do feirante sobre manipulação dos alimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-04-2012

How to Cite

GOMES, P. M. de A.; BARBOSA, J. G.; COSTA, E. R. da; JUNIOR, I. G. dos S. AVALIAÇÕES DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS SANITÁRIAS DAS CARNES COMERCIALIZADAS NA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 225–232, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1185. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES