ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA (PB)

Authors

  • Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira Embrapa
  • Gesinaldo Ataíde Cândido UFCG

Abstract

O Século XXI surge com necessidades de reflexões sobre os modelos de desenvolvimento vigentes, em especial, quanto às suas vinculações coma utilização dos recursos naturais. A crescente utilização destes recursos naturais e de energia para atender as necessidades de produção, de consumo e de descarte de resíduos sólidos, estabelece padrões de autodestruição dos ecossistemas. Neste contexto, um dos principais recursos afetados são os hídricos, o que leva a necessidade de utilização de ferramentas capazes de definir as melhores formas de utilização e gestão e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. A partir destas considerações, o objetivo do artigo é analisar a configuração da sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos dos municípios inseridos na Região da Bacia do Alto Curso do Rio Paraíba (PB), a partir da adaptação e aplicação da metodologia de Modelagem de Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para Gestão dos Recursos Hídricos - MISGERH, proposto por Laura (2004). Os resultados demonstram deficiências e limitações nas formas de utilização e gestão dos recursos hídricos em todos os municípios inseridos na bacia, surgindo a necessidade de redefinir a forma de atuação dos diversos atores sociais envolvidos com as formas de uso e gestão dos recursos hídricos e que possam ser refletidos na melhoria da performance da sustentabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Embrapa

Engenheiro  Agrônomo, Professor, Mestre em Manejo de Solo e Água e Doutorando em Fitotecnia

Published

30-05-2012

How to Cite

GOMES PEREIRA, R. M. P.; ATAÍDE CÂNDIDO, G. ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA (PB). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 13–24, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1232. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES