CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ALGODÃO SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA E IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA

Authors

  • Antonio Antunes Melo UFCG
  • Aaron Sousa Alves UFCG
  • Silvana Silva Medeiros UFCG
  • Pedro Henrique Pinto Ribeiro UFCG
  • Carlos Alberto Vieira Azevedo UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v7i2.1252

Abstract

O processo de desenvolvimento e reprodução do espaço pelas sociedades urbanas vem ocorrendo de forma desordenada em todo o planeta, a ponto de causar impactos ambientais irreversíveis. A expansão das zonas urbanas nas últimas décadas, também contribuiu para o crescente processo de deterioração dos mananciais hídricos, em função da ocupação desordenada do espaço. Uma alternativa entre tantas, é o uso agrícola planejado de resíduos das mais diversas atividades humanas, dentre essas destaca-se o uso da água residuária nas culturas. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi acompanhar o crescimento e desenvolvimento da cultura do algodão irrigado com água residuária, água de abastecimento e doses diferenciadas de nitrogênio. Nesse caso, concluiu-se que, a interação entre as doses e a água residuária teve resultado positivo na pesquisa e a combinação apresentou os melhores resultados agronômicos do cultivo do algodão do que em relação às testemunhas, que só apresentavam adubo químico na sua composição. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Antunes Melo, UFCG

Geógrafo, Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Av. Aprígio Veloso, nº 882. Bodocongó, Campina Grande – PB.

Aaron Sousa Alves, UFCG

Engenheiro Agrônomo e Tecnólogo em Irrigação e Drenagem, Mestrandos em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. 

Silvana Silva Medeiros, UFCG

Engenheira Agrícola, Doutoranda em Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. 

Pedro Henrique Pinto Ribeiro, UFCG

Tecnologo em Irrigação e Drenagem, Mestrando em Eng. Agrícola, Departamento de Engenharia Agricola, Área de  Irrigação e Drenagem

Carlos Alberto Vieira Azevedo, UFCG

Engenheiro Agrícola, Prof.Dr. do Departamento de Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – CTRN, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Published

21-08-2012

How to Cite

MELO, A. A.; ALVES, A. S.; MEDEIROS, S. S.; RIBEIRO, P. H. P.; AZEVEDO, C. A. V. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ALGODÃO SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA E IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 39–43, 2012. DOI: 10.18378/rvads.v7i2.1252. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1252. Acesso em: 15 jul. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)