Atividade inseticida do extrato de nim sobre lagartas da Diatraea saccharalis (FABRICIUS, 1794) de primeiro instar da broca da cana-de-açúcar

Authors

  • Wagner Justiniano Universidade Federal da grande Dourados
  • Guilherme Torres Farias de Novaes Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, (ESAPP)
  • Paulo Rogerio Beltramin da Fonseca Universidade Federal da grande Dourados

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a mortalidade de lagarta de primeiro instar da broca da cana Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae). Para constatação do efeito as larvas recém-eclodidas foram submetidas a alimentação de folhas pulverizadas com óleo de nim em quatro concentrações diferentes (5%, 2,5%, 1% e 0,5% v/v. e testemunha), sendo avaliadas imediatamente a 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 e 34 horas após a infestação, anotando-se o  mortalidade das larvas. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado em um fatorial 5 x 15 repetições. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e quando significativo pelo teste F a 5% de probabilidade, fez-se análise da eficiência utilizando-se a formula de Abbott. Porcentagens de controle satisfatórias foram alcançadas às 34 horas após a infestação para os tratamentos com 5,0, 2,5 e 1,0% do inseticida natural, perfazendo controles de 97,94, 98,97 e 95,88%, respectivamente.  Sendo assim o óleo de nim a partir de 1,0% do v/v. foi eficiente no controle de D. saccharalis, na configuração que a neblina foi produzida e nas condições de laboratório estudadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Justiniano, Universidade Federal da grande Dourados

Engº. Agrônomo, Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal), (FCA/UFGD) , Dourados-MS, Brasil.

Guilherme Torres Farias de Novaes, Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, (ESAPP)

Engº. Agrônomo, Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, (ESAPP), Paraguaçu Paulista-SP, Brasi

Paulo Rogerio Beltramin da Fonseca, Universidade Federal da grande Dourados

Engº. Agrônomo, Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal), (FCA/UFGD) , Dourados-MS, Brasil.

Published

05-12-2012

How to Cite

JUSTINIANO, W.; DE NOVAES, G. T. F.; FONSECA, P. R. B. da. Atividade inseticida do extrato de nim sobre lagartas da Diatraea saccharalis (FABRICIUS, 1794) de primeiro instar da broca da cana-de-açúcar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 97–100, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1264. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES