Verificação do possível efeito fito formicida pela utilização de pó e extratos macerados de folhas de mandioca (família: Mandiocae – Manihot) no combate à Acromyrmex spp

Authors

  • Silmara Gasperin UNESPAR, campus FAFIUV-PR
  • Sérgio Bazilio UNIPAR

Abstract

Resumo- Vários são os fatores que comprometem a produtividade das florestas implantadas, bem como de outros plantios, onde as formigas cortadeiras, consideradas pragas, são as que maiores prejuízos têm causado. Com isso aumentou o uso abusivo de pesticidas contribuindo para o aumento dos impactos ambientais. A utilização de extratos de plantas pode ser um método alternativo para o controle dessas pragas. O objetivo do presente trabalho foi verificar o possível efeito formicida a base de pó e macerados de folhas de mandioca das variedades: Manihot aff. grahamiiHook., Manihot esculenta Crantz e Manihot grahamii Hook sobre formigas cortadeiras, Acromyrmex spp, em condições experimentais de laboratório. Foi realizado um teste, com duas aplicações e dois tratamentos: aquoso (com concentrações de 100% na primeira aplicação, 50% e 25% na segunda) e pó (com proporções de 10g na primeira aplicação, 5g e 1g na segunda). Para cada tratamento realizou-se três repetições mais o grupo controle, onde nos tratamentos aquosos e em pó foi adicionado sobre as testemunhas gotas de água destilada. As taxas de mortalidade foram avaliadas primeiramente em 0h, 1h e após de 12 em 12 horas durante 72 horas. Os dados obtidos foram convertidos com o Logaritmo Neperiano e a análise estatística foi gerada pelo programa computacional ASSISTAT. O percentual de mortalidade foi determinado utilizando-se a fórmula: Mc (%) =%Mo - % Mt x100/100 - % Mt. Os tratamentos aquosos a 100, 50 e 25% apresentaram baixos níveis significativos. Os extratos em pó tanto a 10g, 5g e 1g demonstraram os melhores resultados do experimento, sendo considerados bem eficientes.

 

Palavras chaves: Formigas cortadeiras, controle biológico, mandioca

Downloads

Download data is not yet available.

Published

29-09-2012

How to Cite

GASPERIN, S.; BAZILIO, S. Verificação do possível efeito fito formicida pela utilização de pó e extratos macerados de folhas de mandioca (família: Mandiocae – Manihot) no combate à Acromyrmex spp. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 06–11, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1347. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES