Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)

Authors

  • Weverton Filgueira Pacheco UFC
  • Maria Socorro de Souza Carneiro UFC
  • Ricardo Loiola Edvan UFPI
  • Paulo César Lopes de Arruda UFC
  • Anna B.R. do Carmo

Abstract

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com adição de diferentes proporções de feno de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp), utilizando-se mini-silos experimentais em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: 100% capim-elefante, 95% de capim-elefante e 5% de feno de gliricídia, 90% de capim-elefante e 10% de feno de gliricídia, 80% de capim-elefante e 20% de feno de gliricídia e 60% de capim-elefante e 40% de feno de gliricídia com cinco repetições por tratamento. Os silos foram abertos com 28 dias após a ensilagem, em que foram determinados os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), celulose (CEL), lignina (LG), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM) e carboidratos totais (CHOT). As variáveis MS, CEL e EE apresentaram respostas lineares (P<0,05) ao aumento nos teores de feno adicionados as silagens de capim-elefante e as variáveis PB, FDN, FDA, HEM, LG e CHOT apresentaram efeito quadrático (P<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a adição de feno de gliricídia na ensilagem do capim elefante melhorou seu valor nutricional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Weverton Filgueira Pacheco, UFC

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Zootecnia (UFC/UFPE/UFPB) no segmento de Produção e nutrição animal.  Doutorando em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuando nos temas Custos no segmento agropecuário e Sistemas de produção animal.

Published

31-05-2013

How to Cite

PACHECO, W. F.; CARNEIRO, M. S. de S.; EDVAN, R. L.; ARRUDA, P. C. L. de; CARMO, A. B. do. Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 240–246, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES