CULTIVO DE RABANETE COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE

Authors

  • Andlêr Milton Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
  • André Moreira Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
  • Nildo Silva Dias UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
  • Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
  • Ketson Bruno Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Abstract

O uso da água de qualidade inferior na agricultura é um desafio a ser enfrentado, tendo em vista o aumento da demanda de água doce, tanto pela atividade agrícola quanto pelo abastecimento urbano e industrial. Então, o uso de água salina é uma alternativa que deve ser analisada com cuidado. Com isso, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de salinidade da água de irrigação na cultura do rabanete (Raphanus sativusL.). O experimento foi desenvolvido em delineamento inteiramente casualizado, com 5 níveis de salinidade (2, 4, 6, 8 e 10 dS m-1) e 5 repetições, sendo a unidade experimental representada por um vaso com capacidade para 5 L, deixando apenas uma planta em cada vaso. As características avaliadas foram: área foliar, massa fresca, diâmetro e comprimento da raiz. Maior área foliar, massa fresca, diâmetro e comprimento da raiz foram observados com o uso de água com menor salinidade 2 dS m-1, quando comparado com as salinidades mais elevadas. As plantas foram afetadas pela salinidade da água de irrigação, com efeitos mais severos maiores para área foliar e massa fresca das raízes. A produção de rabanete é uma alternativa para produtores que tenha disponibilidade de água salina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ketson Bruno Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Mestre em Irrigação e Drenagem, formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2009). Membro do Grupo de Pesquisa Tratamento e Manejo de Resíduos para o Desenvolvimento sustentável do Semiárido da (UFERSA).

Published

14-11-2012

How to Cite

OLIVEIRA, A. M.; OLIVEIRA, A. M.; DIAS, N. S.; MOURA, K. K. C. de F.; SILVA, K. B. CULTIVO DE RABANETE COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 01–05, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1386. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)