Emergência e crescimento inicial de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) cultivado sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação

Authors

  • Evandro Manoel da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Josiglei de Abrantes Soares Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Raimundo Raniêr Pereira Filho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • José Raimundo de Sousa Júnior Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Reginaldo Gomes Nobre

Abstract

Em consideração a potencialidade do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) na produção de óleo para biodiesel e sendo esta uma oleaginosa apropriada ao cultivo em região semiárida devido a sua rusticidade e resistência às condições adversas de clima e solo, principalmente ao estresse hídrico, abrem-se novas perspectivas de estudos voltados para o relacionamento da espécie com a salinidade. Com ênfase neste aspecto, este trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros de emergência e o crescimento inicial do pinhão-manso sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da UFCG, no período de maio a junho de 2012. As mudas foram produzidas em substrato composto de solo e esterco bovino curtido (2:1), com tratamentos dispostos em delineamento de blocos ao acaso com três repetições, sendo cinco níveis de salinidade da água de irrigação referentes à condutividade elétrica (CEa) de 0,2; 1,2; 2,2; 3,2 e 4,2 dS m-1. Cada parcela foi composta por quatro plantas. Avaliou-se percentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, e aos 46 dias após a semeadura, altura de planta, diâmetro do colo, área foliar, massa fresca e seca da parte aérea e massa seca da raiz. A salinidade da água de irrigação afetou apenas o diâmetro do colo e a massa fresca da parte aérea com decréscimos de 6,39 e 13,81%, respectivamente, por aumento unitário da CEa.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

28-11-2012

How to Cite

SILVA, E. M. da; SOARES, J. de A.; PEREIRA FILHO, R. R.; SOUSA JÚNIOR, J. R. de; NOBRE, R. G. Emergência e crescimento inicial de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) cultivado sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 44–50, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1763. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>