Importância de atributos físicos do solo na identificação da compactação

Authors

  • Renato Paiva de Lima UFRPE
  • Anderson Rodrigo Silva Universidade de São Paulo
  • Jaqueline Aparecida Raminelli Universidade Estadual de Londrina

Abstract

A compactação é influenciada por vários atributos físicos do solo e sua avaliação é baseada na condição atual em que se encontra o solo. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de cada atributo físico responsável pela compactação em área experimental de Latossolo Amarelo. O trabalho foi desenvolvido no município de Areia, Paraíba, em área experimental de Latossolo Amarelo. As amostras foram coletadas nas camadas de 0,0-0,2 m, em um “grid” de 30 × 30 m, com um total de 49 pontos coletados aleatoriamente. Os atributos físicos analisados foram: densidade do solo, teor de argila, porosidade total e resistência à penetração. A partir da matriz de correlação entre os atributos, foi realizada análise de componentes principais. Foram identificados na área pontos com diferentes níveis de compactação. Densidade do solo, porosidade total e resistência à penetração são variáveis igualmente importantes na detecção da compactação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renato Paiva de Lima, UFRPE

Engenheiro Agrônomo (2011), mestrando em Engenharia agricola, UFRPE. Tem experiencia na area de solos, com ênfase em física do solo e compactação.

Published

29-04-2013

How to Cite

LIMA, R. P. de; SILVA, A. R.; RAMINELLI, J. A. Importância de atributos físicos do solo na identificação da compactação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 93–97, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1852. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES