Sorgo submetido à desfolha artificial

  • Paulo Rogerio Beltramin da Fonseca UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcelo de Brito Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
  • Jonatas Henrique dos Santos Tutija Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
  • Alan de Souza Silva Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
  • João Alfredo Neto Silva UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar as consequências de diferentes níveis de desfolha nos componentes de produção do sorgo. O experimento foi realizado na Faculdade Anhanguera de Dourados (FAD), Departamento de Agronomia, no Município de Dourados, MS, em condições de casa-de-vegetação. O delineamento experimental utilizado foi em esquema fatorial 5 x 2 (5 níveis de desfolha e 2 estádios fenológicos) com 4 repetições em blocos inteiramente casualisados (DIC). Os cinco níveis de desfolha utilizados foram 0%, 25%, 50%, 75% e 100%, e os estádios fenológicos EC1 (vegetativo) e EC2 (reprodutivo). Foi avaliada altura de planta, diâmetro do colmo, massa seca da parte aérea, tamanho da panícula e massa seca de 1000 grãos de sorgo. As desfolhas realizadas no estádio vegetativo EC1 e reprodutivo EC2 não afetaram a altura de planta e massa de mil grãos. No estádio de desenvolvimento EC1 apenas a variável diâmetro do colmo foi influenciado pela desfolha. Desfolha de 100% no estádio de desenvolvimento EC2 resultou em redução de massa seca da parte aérea e tamanho da panícula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Rogerio Beltramin da Fonseca, UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Agrárias, UFGD. Rodovia Dourados-Itahum, Km 12, Caixa Postal 533, Bairro Aeroporto, CEP: 79804-970, Dourados-MS.
Marcelo de Brito, Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
Departamento de agronomia.
Jonatas Henrique dos Santos Tutija, Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
Departamento de agronomia.
Alan de Souza Silva, Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD
Departamento de agronomia.
João Alfredo Neto Silva, UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Agrárias, UFGD. Rodovia Dourados-Itahum, Km 12, Caixa Postal 533, Bairro Aeroporto, CEP: 79804-970, Dourados-MS.
Published
2013-05-31
How to Cite
BELTRAMIN DA FONSECA, P. R.; DE BRITO, M.; DOS SANTOS TUTIJA, J. H.; DE SOUZA SILVA, A.; NETO SILVA, J. A. Sorgo submetido à desfolha artificial. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 3, p. 60 - 64, 31 May 2013.
Section
ARTICLES