Vegetação como instrumento de proteção e recuperação de taludes

Authors

  • Frances Ley Melo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • João Batista Pavesi Simão Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Marco Aurélio Costa Caiado Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Otacílio José Passos Rangel Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Abstract

O objetivo deste trabalho foi levantar as características da vegetação, suas condições e técnicas de cultivo, e seus benefícios na recuperação ambiental em taludes. Trata-se de uma revisão do que existe, especialmente utilizando vegetação, onde buscou explicar as razões de sua utilização, a importância dos cuidados na escolha das espécies, de iniciar com gramíneas e leguminosas, comparar os tipos de raízes e reconhecer funções diferenciadas para cada grupo de plantas. É apresentada uma lista dos efeitos benéficos do capim Vetiver (Chrysopogon zizanioides), que conjuga os benefícios da vegetação arbórea com os benefícios das gramíneas. São descritos quando e em quais condições a vegetação arbórea é necessária e cita principais métodos de plantio sobre áreas em declive para o controle de processos erosivos. Apesar dos efeitos antagônicos da vegetação em áreas de talude (Coelho e Pereira, 2006), não deixa dúvida quanto à sua importância e de como viabilizar sistemas ecológicos mais sustentáveis. Uma análise dos fatores ambientais, edáficos, climáticos e até da orientação do talude com relação ao eixo cartesiano, implica técnicas diferenciadas. Enquanto a vegetação de menor porte ou rasteira tem função de revestir e proteger o talude, a vegetação arbórea tem influência na proteção de talude contra rupturas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Frances Ley Melo, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Formação em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Especialização em Agroecologia e Especialização em Análise e Perícia Ambiental.

Períto de Meio Ambiente do Ministério Público.

João Batista Pavesi Simão, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Eng. Agr. D. Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Professor – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de alegre. 

Marco Aurélio Costa Caiado, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Eng. Agr., Ph.D. Biological Systems Engineering, Prof. Adj. do Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Vitória.

Otacílio José Passos Rangel, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Eng. Agr. D. Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Professor – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de alegre. 

Published

27-05-2014

How to Cite

MELO, F. L.; PAVESI SIMÃO, J. B.; COSTA CAIADO, M. A.; PASSOS RANGEL, O. J. Vegetação como instrumento de proteção e recuperação de taludes. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 116–124, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1991. Acesso em: 26 apr. 2024.