Ocorrência da broca do coleto (Megastes spp.) no banco de germoplasma de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) do SMGP-CECA/UFAL

Authors

  • Jair Tenório Cavalcante Universidade Federal de Alagoas
  • Paulo Vanderlei Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Kleyton Danilo da Silva Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Islan Diego Espindula de Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson Teixeira Tenório Universidade Federal de Alagoas
  • Jackson da Silva Universidade Federal de Alagoas

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência da Broca do Coleto (Megastes spp.) no banco de germoplasma de batata doce (Ipomea batatas (L.)Lam.)  do Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (SMPG/CECA/UFAL), no município de Rio Largo – AL, no ano de 2011. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com 14 tratamentos, em duas épocas de plantio (estação chuvosa e estação seca) e com cinco avaliações (aos 30, 45, 60, 75 e 90 dias após o plantio - DAP). Os genótipos avaliados foram: 12 clones obtidos pelo SMGP e duas variedades: Sergipana e Rainha de Penedo. As avaliações foram realizadas após o trigésimo dia do plantio através de escala de notas segundo a metodologia idealizada por Azevedo et. al., (1996). Os resultados permitiram concluir que há um ataque mais intenso da broca durante a época estação seca, a maior ocorrência aos 90 dias após o plantio, certamente não causará redução significativa na produção de raízes tuberosas, pois nesta fase a cultura praticamente já se encontra em condições de colheita. Os clones 2, 4, 6 e 14 e as variedades Sergipana e Rainha de Penedo, são de grande valia para o programa de melhoramento genético da cultura da batata-doce.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jair Tenório Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Professor Mestre CECA/UFAL

Paulo Vanderlei Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Doutror CECA/UFAL

Kleyton Danilo da Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Agronômo e Mestrando CECA/UFAL

Islan Diego Espindula de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Anderson Teixeira Tenório, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Agronomia CECA/UFAL

Jackson da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Agronomia CECA/UFAL

Published

30-09-2013

How to Cite

CAVALCANTE, J. T.; FERREIRA, P. V.; COSTA, K. D. da S.; CARVALHO, I. D. E. de; TENÓRIO, A. T.; SILVA, J. da. Ocorrência da broca do coleto (Megastes spp.) no banco de germoplasma de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) do SMGP-CECA/UFAL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 111–115, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2015. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>