Avaliação de um consórcio gramínea-leguminosa na revegetação de um talude e sua influência na temperatura e umidade do solo

Authors

  • Ana Paula Leite de Lima UFMS
  • José Damato FUPAC
  • Caetano Marciano de Souza UFV

Abstract

Em um talude situado no município de Viçosa, MG, foram avaliadas umidade, temperatura e matéria seca de raiz, em duas situações: solo recoberto com saco de aniagem e solo sem cobertura. Os dados foram coletados no terço inferior da encosta em delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições. As parcelas foram de 0,50 x 0,90 m. As avaliações foram realizadas de junho a julho de 2012 com medições semanais da temperatura na superfície do solo e umidade nas profundidades de 0 a 6 e 6 a 12 cm. As raízes foram coletadas com um anel de 0,167 dm3 em quatro amostragens por parcela. Os resultados permitiram concluir boa exploração do substrato original pelas raízes das plantas. Tanto a umidade do solo como a temperatura no tratamento com saco de aniagem propiciaram melhores condições para o estabelecimento das plantas, criando um ambiente favorável à colonização pela microfauna.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

07-06-2014

How to Cite

LEITE DE LIMA, A. P.; DAMATO, J.; DE SOUZA, C. M. Avaliação de um consórcio gramínea-leguminosa na revegetação de um talude e sua influência na temperatura e umidade do solo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 249–253, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2085. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)