CHARACTERIZATION OF HUMIC ACIDS DERIVED FROM CHARCOAL OF TWO TREE SPECIES: Mimosa tenuiflora AND Aspidosperma pyrifolium

Authors

  • Alexandre Santos Pimenta Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • José Augusto da Silva Santana
  • Roselaine Maria dos Anjos
  • Vinicius de Melo Benites
  • Solange Oliveira Araújo

Keywords:

ácidos húmicos, carvão vegetal, caatinga, jurema preta, pereiro

Abstract

A adição de substâncias húmicas é um recurso viável tanto para melhoria de características físicas e químicas de solos pobres ou degradados, quanto para fixação de carbono, sendo estratégia recomendada para solos do semi-árido brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar ácidos húmicos (AH), produzidos a partir de carvão vegetal de Mimosa tenuiflora (jurema-preta) e Aspidosperma pyrifolium (pereiro), duas espécies florestais que estão entre as três de maior ocorrência no semi-árido nordestino. Foram produzidos carvões em diferentes temperaturas finais de carbonização (250, 300, 350, 400, 450, 500 e 550 °C). Os carvões em pó após peneiramento foram oxidados com HNO3 25% (p/p). Os AH foram extraídos a partir dos produtos de reação, segundo a técnica padrão adotada pela Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), com modificações. Os AH obtidos foram caracterizados por análise elementar, termogravimetria, espectrofotometria no infra-vermelho (IV), espectrofotometria no UV-Visível e fluorescência, o que possibilitou a identificação e a classificação da estrutura química e dos grupos funcionais dos AH, além da composição elementar, grau de aromaticidade das moléculas e grau de humificação. A análise elementar mostrou baixas porcentagens de hidrogênio, indicando alta aromaticidade dos AH obtidas dos diferentes carvões vegetais. As análises termogravimétricas mostraram que os AH são resistentes à termodegradação, sugerindo a existência de estruturas aromáticas fortemente condensadas, para os AH obtidos das duas espécies. As demais análises mostraram resultados que estão em acordo com a literatura, permitindo concluir que a metodologia adotada para extrair e caracterizar os AH a partir dos carvões vegetais foi eficiente e que os compostos produzidos a partir do carvão são similares aos AH encontrados em solos e ao AH padrão da IHSS (International Humic Substances Society).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandre Santos Pimenta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Concluiu o pós-doutorado em 1998 na área de Tecnologia de Produtos Florestais no Centro de Investigación y Desarollo do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CID/CSIC) em Barcelona, Espanha. Foi professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa de julho de 1994 até maio de 2006. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Agropecuária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, atuando no curso de Engenharia Florestal. Experiência na Pesquisa & Desenvolvimento em Tecnologia e Química de Produtos Florestais, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal, atuando nos seguintes temas: - Produção de carvão vegetal e subprodutos (alcatrão e pirolenhoso); - Aproveitamento de resíduos agrícolas e florestais (palhas, resíduos de serraria, restos de colheita, finos de carvão vegetal); - Briquetagem de finos de carvão e de resíduos agroflorestais; - Implantação de unidades de produção de carvão vegetal com fornos convencionais, fornos retangulares e cilindros metálicos verticais; - Gestão da poluição atmosférica e controle de emissões na produção de carvão vegetal e na combustão de lenha, briquetes e resíduos; - Controle de qualidade de lenha e carvão vegetal; - Análise de produtos florestais por reflectância de superfície na região do visível e do infravermelho; - Produção e caracterização de ácidos húmicos produzidos a partir de carvão vegetal de diferentes matérias primas lignocelulósicas; - Secagem de madeira com ar quente e microondas.

Published

13-09-2009

How to Cite

PIMENTA, A. S.; SILVA SANTANA, J. A. da; ANJOS, R. M. dos; MELO BENITES, V. de; ARAÚJO, S. O. CHARACTERIZATION OF HUMIC ACIDS DERIVED FROM CHARCOAL OF TWO TREE SPECIES: Mimosa tenuiflora AND Aspidosperma pyrifolium. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 01–11, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/209. Acesso em: 6 may. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)