Torta de filtro como biofertilizante para produção de mudas de tomate industrial em diferentes substratos

Authors

  • Patrícia Coelho de Souza Barros Universidade Estadual de Goiás
  • Adriana Rodolfo Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Patrícia Costa Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Reinaldo Adriano Costa Universidade Estadual de Goiás

Abstract

A torta de filtro é uma alternativa promissora como matéria prima na complementação dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento de mudas de hortaliças. Este trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento de mudas de tomate industrial cultivadas em ambiente protegido, aplicando-se diferentes doses de torta de filtro, como biofertilizante, em substrato comercial e solo. Delineamento experimental foi de blocos casualizados com seis tratamentos e sete repetições totalizando 42 parcelas, para cada substrato. Cada unidade experimental consistia de copos com capacidade para 200 mL, nos quais foi incorporada a torta de filtro nas seguintes doses: 0, 2, 4, 6, 8 e 10 Mg ha-1. As variáveis respostas observadas foram: altura de plantas (cm); massa da matéria verde da parte aérea (g); massa seca da parte aérea (g). A utilização da torta de filtro tem efeitos positivos na produção de mudas de tomate industrial. A dose de torta de filtro adicionada ao substrato comercial que proporcionou o melhor desenvolvimento de mudas de tomate industrial é de 6,5 Mg ha-1. Com este ensaio, não foi possível atingir a dose ótima de torta de filtro, a qual representa o melhor desenvolvimento de mudas de tomate industrial, quando cultivado em solo, sugerindo o uso de doses maiores em experimentos posteriores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Coelho de Souza Barros, Universidade Estadual de Goiás

Engenheira Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás.

Adriana Rodolfo Costa, Universidade Estadual de Goiás

Técnica em Meio Ambiente pelo CEFET-GO. Graduação em Agronomia pela UFG, Mestre em Agronomia, área de concentração Solo e Água pela UFG e doutoranda em Agronomia, área de concentração Produção sustentável pela UnB.

Professora Mestre na área de Ciência do Solo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Santa Helena de Goiás.

Patrícia Costa Silva, Universidade Estadual de Goiás

Engenheira Agrônoma pela Universidade de Uberlândia. Mestre em Agronomia pela mesma universidade.

Professora Mestre na área de Ciência do Solo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Santa Helena de Goiás.

Reinaldo Adriano Costa, Universidade Estadual de Goiás

Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal Goiano-campus de Uritaí. Mestre em Agronomia pela mesma universidade.

Professor Mestre na área de Irrigação e Drenagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Santa Helena de Goiás.

 

Published

07-06-2014

How to Cite

BARROS, P. C. de S.; COSTA, A. R.; SILVA, P. C.; COSTA, R. A. Torta de filtro como biofertilizante para produção de mudas de tomate industrial em diferentes substratos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 265–270, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2090. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES