Identificação dos impactos ambientais negativos no Açude Padre Ibiapina no município de Princesa Isabel, Paraíba

Authors

  • Dalva Damiana Estevam da Silva IFPB
  • Fábio Remy de Assunção Rios UFCG
  • Maria Aparecida Cordeiro Florentino IFPB
  • Jocélio Araújo dos Santos UFPB

Abstract

O homem, através das suas ações, tem provocado impactos ambientais, principalmente nos recursos hídricos. Na região Nordeste os impactos são vários, sendo estes ocasionados pela ação antrópica, destaca-se a degradação dos solos e a poluição dos recursos hídricos.A poluição dos recursos hídricos ocorre por muitos motivos, sendo a urbanização no entorno dos reservatórios um dos principais problemas. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica no Açude Padre Ibiapina no município de Princesa Isabel, PB. A metodologia utilizada envolveu visitas in loco, com registro fotográfico da área de estudo, para identificar a ação antrópica sobre o ambiente, com a aplicação de um questionário. Observou-se que o avanço da urbanização é intensa principalmente as margens do açude, bem como, as atividades agropecuárias realizadas pelos agricultores.  E que os esgotos in natura de parte da cidade são lançados diretamente no corpo hídrico, dessa forma, a inexistência do saneamento é um fator primordial para a continuidade dessa situação. Ficou evidenciada a necessidade de mudanças principalmente no que diz respeito a políticas direcionadas a solucionar essa problemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dalva Damiana Estevam da Silva, IFPB

Tecnóloga em Gestão Ambiental. Pós Graduanda em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Fábio Remy de Assunção Rios, UFCG

Eng. Civil. Mestre em Engenharia Agrícola. Doutor em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Maria Aparecida Cordeiro Florentino, IFPB

Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Jocélio Araújo dos Santos, UFPB

Geógrafo. Mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Paraíba.

Published

01-10-2014

How to Cite

SILVA, D. D. E. da; RIOS, F. R. de A.; FLORENTINO, M. A. C.; SANTOS, J. A. dos. Identificação dos impactos ambientais negativos no Açude Padre Ibiapina no município de Princesa Isabel, Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 326–332, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2227. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)