Avaliação do uso de diferentes fontes e doses de zinco sobre a produção e fitodisponibilidade de metais no capim tânzania

Authors

  • Herbert Nacke UNIOESTE
  • Affonso Celso Gonçalves Junior UNIOESTE
  • Gustavo Lindner UNIOESTE
  • Lucas Wachholz UNIOESTE
  • Diego Rodrigo Lambert UNIOESTE

Abstract

O zinco (Zn) é um micronutriente essencial para as plantas, sendo a autilização da fertilização de forrageiras com este elemento importante, pois grande parte dos solos no Brasil possuem concentrações deficientes deste micronutriente. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção de matéria seca do capim tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia) e a disponibilização de Zn e dos metais pesados cádmio (Cd), chumbo (Pb) e cromo (Cr) no solo e no tecido vegetal de plantas fertilizadas com diferentes fontes (A, B, C, D e E) e doses de Zn (0, 2, 4, 6 kg ha-1). O experimento foi realizado em casa de vegetação no município de Marechal Cândido Rondon-PR utilizando-se um Latossolo Vermelho eutrófico (LVe), de textura média.  Observou-se que em relação à produtividade não houve diferença significativa, já em relação ao Zn contido na folha, podemos observar que a fonte A se diferenciou das demais, disponibilizando maior quantidade do micronutriente para o tecido vegetal. As fontes de Zn proporcionaram aumento do elemento tóxico Pb no solo do experimento e a fonte A proporcionou aumento na concentração deste elemento no tecido foliar. Fatos estes que devem ser levados em conta, pois fertilizações sucessivas podem aumentar as concentrações destes elementos nocivos no meio ambiente.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Herbert Nacke, UNIOESTE

1Doutorando em Agronomia, UNIOESTE, Centro de Ciências Agrárias, Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil. E-mail: herbertnacke@hotmail.com *Autor para correspondência.

Affonso Celso Gonçalves Junior, UNIOESTE

2Pós-doutor em Ciências Ambientais, Prof. Associado da UNIOESTE, E-mail: affonso133@hotmail.com.

3Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Gustavo Lindner, UNIOESTE

4Zootecnista,  UNIOESTE,  Centro  de  Ciências  Agrárias,  Marechal  Cândido  Rondon/PR,  Brasil.  E-mail: coxamcr@hotmail.com.

Lucas Wachholz, UNIOESTE

4Zootecnista,  UNIOESTE,  Centro  de  Ciências  Agrárias,  Marechal  Cândido  Rondon/PR,  Brasil.  E-mail: lucaswach@hotmail.com.

Diego Rodrigo Lambert, UNIOESTE

4Zootecnista,  UNIOESTE,  Centro  de  Ciências  Agrárias,  Marechal  Cândido  Rondon/PR,  Brasil.  E-mail: diego_lambert_@hotmail.com.

Published

01-07-2014

How to Cite

NACKE, H.; GONÇALVES JUNIOR, A. C.; LINDNER, G.; WACHHOLZ, L.; LAMBERT, D. R. Avaliação do uso de diferentes fontes e doses de zinco sobre a produção e fitodisponibilidade de metais no capim tânzania. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 267–272, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2248. Acesso em: 16 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES