Caracterização química em horizonte antrópico no Pará

Authors

  • Luma Castro de Souza Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Leane Castro de Souza
  • Rosigrêde Lima da Silva
  • Layla Gerusa Souza Lima
  • Herdjania Veras de Lima

Abstract

A maioria dos solos agricultáveis da Amazônia tem alta acidez, capacidade de troca catiônica e fertilidade considerada baixa. Os solos de Terra Preta de Índio possuem altos teores de Ca, Mg, P, Zn, Mn, Cu e C orgânico. O objetivo deste trabalho é avaliar os teores de macronutrientes encontrados nas Terras Pretas de Índio e compara-los aos encontrado no solo adjacente. As coletas de solo foram realizadas no Sitio Arqueológico Jabuti. O solo pertence à Ordem dos Gleissolos. As coletas foram realizadas em três áreas do sitio E1S1, E1S2 e área adjacente a 5-10 cm de profundidade. Os valores médios de Ca+2 foram maiores nos solos de Terra Preta de Índio quando comparado com o solo adjacente. Enquanto os valores médios de Mg+2 foram de 4.20; 2.40 e 1.55 cmolc/dm3 E1S1, adjacente e E2S1 respectivamente. Os valores de P disponível na terra preta de índio foram superiores. Os valores médios de K+ nos solos estudados foram de 0.24; 0.18 e 0.17 cmolc/dm3 na adjacente, E1S1 e E2S1 respectivamente. Os maiores teores de carbono foram encontrados no ponto de coleta E2S1 e E1S1 do sítio de Terra Preta de Indio, com valor máximo de 59.45 g kg1 (E2S1) e 55.51 g kg1 (E1S1), sendo o valor mínimo encontrado na área adjacente ao sítio (37.57 g kg1).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luma Castro de Souza, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Graduação em Agronomia. Mestrado em Agronomia. Doutoranda em Agronomia (Ciência do Solo), atuando em Física do solo, solos antrópicos, Terra Preta de Índio, Terra Preta Nova e Manejo e conservação do solo e da água.

Published

01-10-2014

How to Cite

DE SOUZA, L. C.; SOUZA, L. C. de; SILVA, R. L. da; LIMA, L. G. S.; LIMA, H. V. de. Caracterização química em horizonte antrópico no Pará. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 340–344, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2268. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES