Ensino da ovinocultura: integração entre distintos conhecimentos na formação técnica em Agropecuária

Authors

  • Fernando Sarmento Favacho IFPA
  • Carlos Elysio Moreira da Fonseca
  • Sandra Barros Sanchez

Abstract

– Objetivou-se problematizar a formação tecnicista e disciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Castanhal refletindo sobre possibilidades pedagógicas para o ensino técnico da ovino-caprinocultura a partir da conexão de saberes de diversas áreas do conhecimento identificando o sistema de criação de ovinos (Ovis aries) na realidade da agricultura familiar. Foi Realizada pesquisa documental e Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), utilizando-se técnicas individuais e grupais. Concomitantemente ao diagnóstico foram coletados dados sobre a criação de ovinos e para isso utilizou-se o método de Observação Participante com enfoque zootécnico (OPZ), com o registro do cotidiano de Assentados da Reforma Agrária criadores de ovinos em anotações no diário de campo. A inter e/ou transdisciplinaridade demonstraram ser formas de conexões mais adequadas para formação técnica numa percepção mais crítica e ampla de realidades como dos assentamentos rurais. Os conhecimentos científicos se combinam momentaneamente ou definitivamente aos saberes comuns dos sujeitos na prática pedagógica o que produziu variadas sínteses e a geração de reflexões no âmbito social, econômico, político e ambiental dos sistemas produtivos do assentamento, incluindo neste contexto a ausência de tecnologias adequadas para ovinocultura quando inserida no conjunto desta realidade agrícola.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

FAVACHO, F. S.; FONSECA, C. E. M. da; SANCHEZ, S. B. Ensino da ovinocultura: integração entre distintos conhecimentos na formação técnica em Agropecuária. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 318–323, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2283. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)