Analise da vulnerabilidade de um solo agrícola, irrigado com águas poluídas

Authors

  • Benjamim Carvalho Lima Junior UFCG
  • Aaron de S. Alves UFCG
  • Arsênio P. de Melo Júnior UFCG
  • Maria S. S. de Farias UFCG
  • Vera L. A. de Lima UFCG

Abstract

O reúso planejado de água de qualidade inferior contribui para uma gestão melhor dos recursos hídricos, favorecendo a produção agrícola em locais onde este fator de produção é escasso. No semiárido brasileiro a utilização de água de qualidade inferior em sistemas produtivos irrigados é em muitas situações, a única maneira de garantir a produção agrícola. Este trabalho objetivou identificar os impactos salinos em um solo agrícola cultivado com bananicultura irrigada com águas poluídas. Foram avaliados os parâmetros hidrodinâmico do solo condutividade hidráulica (K0), e porosidade drenável (μ), e os parâmetros de classificação salina do solo (pHes, CEes e PST). Foram realizadas análises exploratórias através de métodos estatísticos descritiva dos parâmetros hidrodinâmicos e modelagem geoestatística dos parâmetros de classificação salina. Observou no estudo o solo da área experimental encontra-se degradado por processo de salinização e sodicidade, ação provocada principalmente pela irrigação com água de qualidade inferior e deficiência na drenagem natural do solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Benjamim Carvalho Lima Junior, UFCG

Eng. Agrícola (CEULP/ULBRA), Mestrando em Eng. Agrícola (UFCG), Campina Grande, PB. Email: benjamim-junior@bol.com.br

Aaron de S. Alves, UFCG

Eng. Agrônomo (UFPB), Doutorando em Eng. Agrícola (UFCG), Campina Grande, PB. Email: aaron.agro@bol.com.br

Arsênio P. de Melo Júnior, UFCG

Licenciado em Ciências Agrícola (UFRRJ) - Doutorando em Eng. Agrícola (UFCG), Campina Grande, PB. Email: arseniopessoa@bol.com.br

Maria S. S. de Farias, UFCG

Eng. Agrícola (UFPB) Drª. em Eng. Agrícola, Professora UFCG/CTRN/UAEAg. Email: sally_farias@yahoo.com.br

Vera L. A. de Lima, UFCG

Eng. Agrícola (UFPB) Dr.ª em Eng. Agrícola, Professora UFCG/CTRN/UAEAg. Email: antuneslima@gmail.com

Published

24-08-2014

How to Cite

LIMA JUNIOR, B. C.; ALVES, A. de S.; MELO JÚNIOR, A. P. de; FARIAS, M. S. S. de; LIMA, V. L. A. de. Analise da vulnerabilidade de um solo agrícola, irrigado com águas poluídas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 300–306, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2337. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES