Processo avaliatório e a postura do avaliador na Assessoria Técnica, Social e Ambiental – ATES

Authors

  • Daniel Ferreira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Abstract

A avaliação das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural manifesta-se em frente de uma discussão sobre a responsabilidade no uso dos recursos públicos no Brasil para promoção do desenvolvimento rural. Assim, a proposta deste artigo é descrever o processo de avaliação das ações do programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), os entraves e as potencialidades assumidas pelas formas de avaliação das ações realizadas no Núcleo Operacional de Eldorado do Sul, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tal proposta teve como inspiração as considerações feitas sobre o processo de avaliação do Programa de Elevação Espiritual e Cultural da Humanidade em Evolução (PESCHÉ), um projeto francês de intervenção social na região da Palestina. No tocante à técnica de pesquisa, foi utilizada a descritiva e documental, para compreensão da variedade e complexidade dos efeitos do processo de avaliação das ações do programa de ATES. Por fim, levantaram-se alguns destaques de possíveis empecilhos decorrentes do processo de avaliação do programa de ATES e os desdobramentos para superação destes, frente à realidade do Núcleo Operacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Ferreira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e estudante do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural em nível de doutorado desde 2010, com período de doutoado sanduíche na Ecole Supérieure des Geométrès et Topographes (ESGT - CNAM). Atualmente é Professor Assistente III da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM desde 2005. Responsável pelas disciplinas (Extensão Rural) e (Sociologia e Associativismo Rural). Atua nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Sistemas Agrários, Desenvolvimento Territorial e Políticas Agrícolas.

Published

01-10-2014

How to Cite

DA SILVA, D. F. Processo avaliatório e a postura do avaliador na Assessoria Técnica, Social e Ambiental – ATES. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 331–343, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2429. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES