Consciência ambiental entre alunos do curso técnico de nível médio integrado em agroecologia da E.E.E.M.P. “Monsenhor Vicente Freitas”, Pombal-Pb.

Authors

  • Sanduel Oliveira Andrade UEPB
  • Julio Barros de Almeida UEPB
  • Pedro Gomes de Almeida
  • Luci Cleide Farias Soares Sousa UFCG
  • Anaese Vieira dos Santos UEPB

Abstract

O presente trabalho avaliou os níveis de conscientização ambiental dos alunos do Curso de Nível Médio Integrado em Agroecologia da E.E.E.M.P. “Monsenhor Vicente Freitas”, localizada no município de Pombal-PB, no período de 28 de maio a 07 de junho de 2012, para que a partir destes dados possa se estipular a melhor maneira de construir uma consciência ambiental saudável em nossa sociedade e crescentemente correta para a continuidade da vida na Terra. Como metodologia, foi aplicado um questionário a todos os alunos do referido curso no intuito de investigar o interesse em trabalhar e avaliar os conhecimentos emEducação Ambiental. A amostragem foi realizada seguinte forma: foram distribuídos questionários entre todos os alunos do curso técnico em agroecologia. Nas questões aplicadas aos educandos procurou identificar as práticas pedagógicas e as metodologias que têm maior aceitação pelos mesmos, no intuito de sensibilizá-los para as questões ambientais, visando também investigar o nível de conhecimento em relação aos problemas ambientais. Conclui-se, então, que os alunos entrevistados apresentaram alto nível de conscientização ambiental, onde em sua grande maioria, os mesmos entendem que a questão da problemática ambiental e o conceito de sustentabilidade estão cada vez mais evidentes, necessitando de práticas agroecológicas no intuito de mitigar estes efeitos negativos, causados pelo homem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sanduel Oliveira Andrade, UEPB

Eng. Agrônomo. Prof. da E.E.E.M.P. “Monsenhor Vicente Freitas” – Pombal-PB

Julio Barros de Almeida, UEPB

Graduando em Licenciatura em Geografia. UEPB.

Pedro Gomes de Almeida

Eng. Agrônomo. Prof. da E.E.E.M.P. “Monsenhor Vicente Freitas” – Pombal-PB. 

Luci Cleide Farias Soares Sousa, UFCG

4Aluna do Curso de Mestrado em Sistemas Agroindustriais do CCTA UFCG Pombal – PB. 

Anaese Vieira dos Santos, UEPB

Graduanda em Licenciatura em Geografia. UEPB.

How to Cite

ANDRADE, S. O.; ALMEIDA, J. B. de; ALMEIDA, P. G. de; SOUSA, L. C. F. S.; SANTOS, A. V. dos. Consciência ambiental entre alunos do curso técnico de nível médio integrado em agroecologia da E.E.E.M.P. “Monsenhor Vicente Freitas”, Pombal-Pb. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 174–178, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2465. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>