Estudo da secagem do bagaço de maracujá em secador rotatório: Aplicação de modelos semiempiricos

Authors

  • Briggida; Jackson; Edson; Francisco Dantas; Araujo; Leandro; Canindé Moura; Oliveira; Oliveira; Morais Filho UFRN

Abstract

Atualmente a indústria de processamento de polpas de frutas tem como meta encontrar formas de aproveitamento para os seus resíduos, transformando-os em benefícios financeiros e minimizando impactos ambientais (RUGGIERO, 1996). Um dos processos alternativos que pode se utilizado para tal finalidade é a secagem (AKPINAR, 2006). Com base em suas características o resíduo de maracujá pode ser estudado, no enriquecimento de produtos alimentícios como: iogurte e barra de cereal; ração animal; adubo ou como matéria-prima para a extração de pectina, que se apresenta em considerável quantidade, principalmente no mesocarpo (BUCKERIDGE & TINÉ, 2001). O presente trabalho tem como objetivo estudar a cinética de secagem do resíduo de maracujá em secador rotatório de leito fixo, nas temperaturas de 75°C e 95°C. Os modelos estudados são os de Lewis, Page, Page Modificado e Henderson e Pabis onde todos mostraram ótimo ajuste com os dados experimentais. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Briggida; Jackson; Edson; Francisco Dantas; Araujo; Leandro; Canindé Moura; Oliveira; Oliveira; Morais Filho, UFRN

Eng. Química M. Sc. Doutoranda – CT/DEQ – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. CEP – 59072-970. Natal – RN. 

Published

18-03-2014

How to Cite

MOURA; OLIVEIRA; OLIVEIRA; MORAIS FILHO, B. J. E. F. D. A. L. C. Estudo da secagem do bagaço de maracujá em secador rotatório: Aplicação de modelos semiempiricos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 50–58, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2516. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES