Educação Cooperativista: Contribuição para o sucesso profissional e melhoria na condição socioeconômica das mulheres participantes, no IFCE, Campus Iguatu.

Authors

  • Anny Kariny Feitosa IFCE
  • Gil Heânya Parente Landim IFCE
  • Mônica Maria Siqueira Damasceno IFCE

Abstract

O Programa Mulheres Mil oferece as bases de uma política social de inclusão e gênero, onde mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Neste sentido, a EducaçãoCooperativaé importante elemento que colabora paraaconstrução da consciência e valorizaçãodoserhumanoeda açãodemocrática, corroborando como alternativa para a geração de emprego e renda. Assim sendo, o presente projeto teve por objetivo investigar a contribuição do ensino da educação cooperativista diante da percepção das mulheres beneficiárias do Programas Mulheres Mil, do IFCE Campus Iguatu, a partir de oficinas de capacitação realizadas sobre o tema. Como resultado, concluiu-se pela importância da educação cooperativa como elemento parte do processo de qualificação das mulheres, que viabiliza a inserção no ambiente educacional e, principalmente, como alternativa para o ingresso no mercado de trabalho, geração de renda e melhoria da condição socioeconômica, por meio da atividade cooperativa. Foi possível, ainda, a partir dos resultados encontrados, a inserção do Cooperativismo na matriz curricular do Programa Mulheres Mil, IFCE Campus Iguatu, o que possibilita um aprofundamento maior sobre a temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

14-04-2014

How to Cite

FEITOSA, A. K.; PARENTE LANDIM, G. H.; SIQUEIRA DAMASCENO, M. M. Educação Cooperativista: Contribuição para o sucesso profissional e melhoria na condição socioeconômica das mulheres participantes, no IFCE, Campus Iguatu. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 68–76, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2524. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES