Análise da Sustentabilidade Hidroambiental dos municípios pertencentes a sub-bacia do Rio do Peixe-PB

Authors

  • Luís Gustavo Sales UFCG
  • Gesinaldo Ataíde Cândido UFCG

Abstract

A importância da água para as dimensões do desenvolvimento sustentável ganha contornos estratégicos quando o conceito é espacializado. Pensar em desenvolvimento sustentável para áreas como a do semiárido brasileiro perpassa por uma discussão mais abrangente e complexa, como por exemplo, a construção de sistemas de indicadores específicos para auxiliar no processo de planejamento e gerenciamento de recursos hídricos locais. Desta forma, o objetivo geral deste artigo consiste na análise da sustentabilidade hidroambiental dos municípios pertencentes a sub-bacia do Rio do Peixe-PB através do cálculo do Índice de Sustentabilidade Hidroambiental Participativo (ISHAP). Para tanto, foi necessário adotar alguns procedimentos e técnicas de pesquisa, quais sejam: 1) construção do sistema ISHAP; 2) ponderação e validação por parte dos atores sociais envolvidos diretamente coma temática de sustentabilidade hidroambiental e de gestão de recursos hídricos das variáveis pertencentes ao ISHAP através da análise de conteúdo das gravações e eventos que trataram da temática em questão; e 3) aplicação do sistema proposto em todos os municípios que fazem parte da sub-bacia do Rio do Peixe-PB., subsidiando assim na análise. Os resultados obtidos com a aplicação do Sistema ISHAP para a realidade de cada município pertencente a sub-bacia do Rio do Peixe revelou-se um instrumento importante para auxiliar nas discussões, planejamento e gerenciamento de realidades hidroambientais locais.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luís Gustavo Sales, UFCG

Professor Assistente II do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande. Graduado em Geografia pela UFPB e Mestre em Ciências Sociais, cuja área de concentração foi em Desenvolvimento Regional pela UFRN

Gesinaldo Ataíde Cândido, UFCG

Prof.Titular do curso de  Administração da Universidade Federal de Campina Grande

Published

24-02-2014

How to Cite

SALES, L. G.; CÂNDIDO, G. A. Análise da Sustentabilidade Hidroambiental dos municípios pertencentes a sub-bacia do Rio do Peixe-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 22–40, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2534. Acesso em: 25 apr. 2024.