Aspectos biológicos e exigências térmicas da fase larval de Ceraeochrysa caligata alimentada com Brevicoryne Brassicae

Authors

  • Joel Correa Souza Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Wilson José de Melo e Silva Maia Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Jessivaldo Rodrigues Galvão Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Pedro Paulo da Costa Alves Filho Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Daniel Pereira Pinheiro Universidade Federal Rural da Amazônia

Abstract

O pulgão, Brevicoryne brassicae (L.), é uma das principais pragas da cultura da couve. Entre a gama de inimigos naturais desse afídeo, se destacam predadores crisopídeos do gênero Ceraeochrysa Adams. A necessidade de controle de insetos-pragas de forma racional e sustentável tem gerado a busca de medidas efetivas de controle. Para o estabelecimento de um programa eficaz de controle biológico, o conhecimento de alguns aspectos biológicos é de extrema importância. Objetivou-se estudar os aspectos biológicos e as exigências térmicas das fases imaturas de C. caligata, alimentada por B. Brassicae, em diferentes temperaturas. Os ensaios foram conduzidos em câmaras climatizadas reguladas a 20, 24, 28 e 32 + 2ºC, UR 85 + 10% e fotofase de 12 horas, no laboratório de Bioecologia de Insetos – LABIN, Instituto de Ciências Agrárias – ICA, da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Belém-PA. Em delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições com 10 espécimes cada. Verificou-se uma correlação positiva entre todas as fases de desenvolvimento com a temperatura. Entre 24 e 28 ºC ocorreu estabilização não havendo diferença significativa nesta faixa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jessivaldo Rodrigues Galvão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo Doutor em Ciências Agrárias, com ênfase em Agroecossistemas Amazônicos. lotado no Instituto de Ciências Agrárias.

Atua em área voltada para ciência do solo mais especificamente solos e nutição de plantas e manejo e conservação de solo.

Published

12-05-2014

How to Cite

SOUZA, J. C.; MAIA, W. J. de M. e S.; GALVÃO, J. R.; ALVES FILHO, P. P. da C.; PINHEIRO, D. P. Aspectos biológicos e exigências térmicas da fase larval de Ceraeochrysa caligata alimentada com Brevicoryne Brassicae. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–05, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2627. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)