Indicadores de desempenho no distrito de irrigação de Curaçá, BA: Parte I consumo de água

Authors

  • Dante da Conceição Avelino Araújo UFCG
  • Silvanete Severino da Silva UFCG
  • José Dantas Neto UFCG
  • Maria Sallydelândia Sobral de Farias UFCG
  • Ademar de Assis Cabral UFCG

Abstract

Objetivou-se com este trabalho quantificar o desempenho, quanto ao consumo de água, do sistema denominado Projeto Público de Irrigação Curaçá I – CP01, BA, ao longo de anos de operação. Os indicadores analisados foram: a) Razão Global de Consumo (RGC) e Razão de Consumo do Lote (RCL), as quais representam as relações entre o somatório dos volumes de água, correspondentes às necessidades hídricas das culturas existentes no perímetro ou no lote e o volume de água captada do rio ou reservatório; b) Razão de Consumo Médio (RCM) que compreende o consumo de água médio por unidade de superfície irrigada no sistema. A RGC quando analisada no período anual, apresenta os valores de 0,91 e 0,99 relativos ao biênio 2008/2009, respectivamente, dentro da faixa operacional requerida que é de 0,70 – 1,00; porém, quando analisada mensalmente, o perímetro em geral apresenta índices que estão fora da faixa aceitável que seria de 0,60 – 1,10. No setor de empresas, valores de 0,83 e 0,97 e os índices de RCL calculados para os setores de pequenos produtores, no ano de 2008, apresentaram valores acima do limite superior da faixa aceitável. Do período de 2004 – 2010, a Razão de Consumo Médio (RCM) mensal no período foi de 1500 m³ ha-1, verifica-se que os valores médios acima do planejado encontram-se inseridos nos meses de agosto a novembro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dante da Conceição Avelino Araújo, UFCG

Mestre em Engenharia Agrícola na UFCG

Silvanete Severino da Silva, UFCG

Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFERSA, Mestranda em Irrigação e Drenagem na UFCG, Campina Grande-PB

José Dantas Neto, UFCG

Dr. Prof. Associado na UFCG/DEAG, Campina Grande-PB.

Maria Sallydelândia Sobral de Farias, UFCG

Dra. Professora Adjunta na UFCG/DEAG, Campina Grande-PB.

Ademar de Assis Cabral, UFCG

Mestrando em Recursos Naturais na UFCG, Campina Grande-PB

Published

08-05-2014

How to Cite

AVELINO ARAÚJO, D. da C.; DA SILVA, S. S.; DANTAS NETO, J.; SOBRAL DE FARIAS, M. S.; CABRAL, A. de A. Indicadores de desempenho no distrito de irrigação de Curaçá, BA: Parte I consumo de água. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 89–97, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2654. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>