Avaliação agronômica de variedades de feijão-caupi em cultivo de sequeiro no município de Coremas-PB

Authors

  • Daniel Pires dos Santos Universidade federal da Paraíba
  • Lucas Kennedy Silva Lima UFRB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2950

Keywords:

crioulas, produtividade, semiárido, Vigna unguiculata, agricultura familiar

Abstract

O feijão-caupi caracteriza-se como uma das principais culturas de subsistência para os pequenos agricultores do Nordeste e Norte. No entanto o rendimento médio dessa cultura é considerado baixo, atribuído a utilização de baixa tecnologia e variedades não adaptadas as condições de produção. Assim este trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade de variedades de feijão-caupi em cultivo de sequeiro no município de Coremas-PB. O experimento foi realizado na comunidade quilombola do sítio Barreiras município de Coremas estado da Paraíba, entre Fevereiro e Maio de 2014. O trabalho foi constituído por quatro tratamentos (sempre-verde, roxinho, costela-de-vaca e garanjão). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco repetições. As variáveis analisadas aos 50 dias após semeadura foram produtividade de grãos, comprimento médio de vagem, número de grãos por vagem, peso médio de vagem, massa de 100 grãos. Os dados obtidos foram submetidos a análise e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foi observada variação significativa para todas as variáveis analisadas. As variáveis aqui analisadas encontram-se acima das médias nacionais de produção, com destaque para o tratamento costela de vaca, que é uma variedade crioula mantida pelos pequenos agricultores da região, adaptada as condições locais apresentando rendimento superior quando comparado com as demais. Assim a variedade costela de vaca é recomendada para as condições de Coremas – PB. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Pires dos Santos, Universidade federal da Paraíba

Professor formado em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba.

Lucas Kennedy Silva Lima, UFRB

Licenciado em ciências Agrárias, Mestre em Agronomia/Fitotecnia e atualmente é Doutorando do Programa de pós-graduação em Ciências Agrárias pela UFRB.

Published

06-07-2015

How to Cite

SANTOS, D. P. dos; LIMA, L. K. S. Avaliação agronômica de variedades de feijão-caupi em cultivo de sequeiro no município de Coremas-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 218–222, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2950. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2950. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES