ESTUDO FLORÍSTICO E FITOSOCIOLÓGICO DO EXTRATO ARBUSTIVO-ARBOREO DE DOIS AMBIENTES EM MESSIAS TARGINO DIVISA RN/PB

Authors

  • Raimundo Arilson Costa de Freitas
  • Francisco Aires Sizenando Filho GVAA
  • Patrício Borges Maracajá UFERSA
  • Edimar Teixeira Diniz Filho SEAPAC
  • José Flaviano Barbosa de Lira coopervida

Abstract

A vegetação se revela como um dos principais recursos naturais renováveis, podendo ser utilizada pelo homem, servir de abrigo e alimento para a fauna e, além disso, proteger o solo contra a erosão. Devido a esta multiplicidade de funções gera-se uma complexidade de técnicas de aproveitamento. Com objetivo de fornecer dados da vegetação de Caatinga para possíveis ações conservacionistas e um uso racional da mesma, realizou-se o presente estudo florístico e fitossociológico em dois ambientes no município Messias Targino na divisa RN/PB. Sendo o primeiro denominado de Ambiente I, utilizado para pastoreio e retirada de madeira e o segundo de Ambiente II, usado ultimamente para pastoreio e que, entre a década de 1920 a 1980, existiu o cultivo do algodão mocó. Nesses Ambientes retirou-se uma amostragem, ou seja, distribuíram-se aleatoriamente 12 parcelas de 10 x 20m, onde nessas parcelas foram coletadas todas as plantas com diâmetro à altura da base (DAB) maior ou igual a 3cm ,tomando-se as medidas referentes à altura do tronco, altura da planta e o DAB em tabelas. Os parâmetros florísticos e fitossociológicos foram: diversidade, densidade, dominância, freqüência, índice de valor de importância e de cobertura. Os dados analisados apresentaram os seguintes resultados: 8 famílias e 12 espécies no Ambiente I e 3 famílias e 4 espécies no Ambiente II. A espécie Mimosa tenuiflora (Willd.)Poiret. predominou nos dois Ambientes em relação aos parâmetros estudados, sendo que a Aspidosperma pyrifolium Mart. obteve certa expressão no Ambiente I.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raimundo Arilson Costa de Freitas

Engº. Agrº. GVAA – Grupo Verde de Agricultura Alternativa – Km 47 da BR 110 – Mossoró – RN

Francisco Aires Sizenando Filho, GVAA

Engº. Agrº. GVAA – Grupo Verde de Agricultura Alternativa – Km 47 da BR 110 – Mossoró – RN

Patrício Borges Maracajá, UFERSA

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, Mossoró - RN

Edimar Teixeira Diniz Filho, SEAPAC

Engº. Agrº. M. Sc. do SEAPAC - Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários. Praça Coração de Jesus, s/n - Centro – Mossoró/RN

José Flaviano Barbosa de Lira, coopervida

Engº. Agrº. Coopervida, rua Machado de Assis, 125 – Centro - 59610-030 –Mossoró – RN.

Published

17-10-2007

How to Cite

FREITAS, R. A. C. de; SIZENANDO FILHO, F. A.; MARACAJÁ, P. B.; DINIZ FILHO, E. T.; LIRA, J. F. B. de. ESTUDO FLORÍSTICO E FITOSOCIOLÓGICO DO EXTRATO ARBUSTIVO-ARBOREO DE DOIS AMBIENTES EM MESSIAS TARGINO DIVISA RN/PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 135–147, 2007. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/36. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>