INFLUÊNCIA DA LAGARTA-DO-CARTUCHO (Spodoptera frugiperda J.E.Smith), SOBRE HÍBRIDOS DE MILHO, NO SUL DO TOCANTINS - BRASIL

Authors

  • Edmar Vinícius de Carvalho
  • André Henrique Gonçalves UFT
  • Flávio Sérgio Afférri UFT
  • Michel Antônio Dott UFT
  • Joênes Mucci Peluzio UFT

Abstract

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda J.E.Smith) é a principal praga da cultura do milho, e ocorre em todas as regiões produtoras, tanto nos cultivos de verão, quanto nos de segunda safra (safrinha). Com o advento da biotecnologia, foi desenvolvida nova tática de controle de pragas, que consiste no uso de plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos. Considerando-se a importância de S. frugiperda em milho, no Brasil, bem como a existência de materiais transgênicos, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar as injúrias causadas por S. frugiperda em híbridos de milho, transgênicos e não-transgênicos, sob controle químico, orgânico e sem controle, em condições de infestação natural na região sul do Estado do Tocantins. A produtividade dos híbridos foi maior que média de produtividade do Estado do Tocantins, considerando somente a segunda safra de milho, onde os tipos de controle não tiveram efeito significativo na produtividade. O híbrido transgênico apresentou menor lesão foliar, em relação aos demais avaliados, independentemente do tipo de controle aplicado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

05-11-2010

How to Cite

DE CARVALHO, E. V.; GONÇALVES, A. H.; AFFÉRRI, F. S.; DOTT, M. A.; PELUZIO, J. M. INFLUÊNCIA DA LAGARTA-DO-CARTUCHO (Spodoptera frugiperda J.E.Smith), SOBRE HÍBRIDOS DE MILHO, NO SUL DO TOCANTINS - BRASIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 152–157, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/413. Acesso em: 29 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)