IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN

Authors

  • Marcos Henrique de Souza Aurélio UERN
  • Raimundo Nonato do Vale Neto UERN
  • Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho UERN

Abstract

A exigência cada vez mais complexa da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta, dessa forma os impactos socioambientais nas zonas costeiras causados pela busca sempre crescente das necessidades humanas vem implementando preocupações no município de estudo. O presente trabalho buscou identificar os principais impactos socioambientais na Praia de São Cristóvão, bem como apontar a concepção dos moradores sobre aspectos de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e por questionários aplicados a 51 moradores da Praia de São Cristovão no Município de Areia Branca-RN. Constatou-se que os moradores da Praia de São Cristovão têm uma percepção da problemática ambiental, uma vez que, ao apontarem os principais problemas da sua comunidade mencionaram um grande percentual referente à questão ambiental. Verificou-se, no tocante aos aspectos de saneamento ambiental da área de estudo, que sofre algumas deficiências, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos, pavimentação e esgotamento sanitário. Observou-se que a praia de São Cristovão vem passando por um acentuado processo de ocupação desordenada ligado principalmente à expansão do turismo no Litoral Norte Potiguar. Para tanto, percebe-se a urgência de tomadas de decisão por parte do poder público na fiscalização da ocupação da Praia de São Cristovão em Areia Branca, já que a mesma situa-se em área de preservação permanente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Henrique de Souza Aurélio, UERN

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003-2007)

Raimundo Nonato do Vale Neto, UERN

Docente do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho, UERN

Técnico em Saneamento pelo CEFET-RN (2005-2007); Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003-2007) e Mestrando em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2008). Tem experiência em pesquisa acadêmicas em Gestão Ambiental e Impactos Ambientais no Solo. Atuação profissional na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em obras de sistemas de esgotamento sanitário; Elaboração de Projetos Ambientais e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA.

Published

05-06-2011

How to Cite

AURÉLIO, M. H. de S.; VALE NETO, R. N. do; PINTO FILHO, J. L. de O. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 256–269, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425. Acesso em: 25 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES