PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO E ARGILOSSO COMPARADOS COM QUATRO TIPOS DE SOLOS NA PARAÍBA - BRASIL

Authors

  • Jhony Vendruscolo UFPB
  • Thiago Souza Ribeiro UFPB
  • Francisco Oliveira Mesquita UFPB
  • Anailson Sousa Alves UFPB
  • Gislene Aparecida dos Santos UFPB

Abstract

Um experimento foi conduzido nas adjacências do Departamento de Solos e Engenharia Rural, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, no mês de março de 2010, objetivando caracterizar as propriedades físicas de dois solos: Latossolo Amarelo nas profundidades de 0-30; 30-60 cm e um Argissolo Vermelho na profundidade de 0-60 cm, em comparação aos demais tipos de solo (Planossolo, Neossolo regolítico, Argissolo vermelho-amarelo e Neossolo flúvico) em profundidades semelhantes. A coleta das amostras foram realizadas em março de 2010 nos municípios paraibanos de Remigío, Areia e Alagoa Grande totalizando seis tipos de solos. As variáveis analisadas com as amostras obtidas foram: Estabilidade dos agregados, resistência a penetração, densidade do solo, porosidade total do solo e textura. Na avaliação da estabilidade dos agregados como indicador da qualidade do solo, os maiores valores foram encontrados nas profundidades entre 0-30 cm, nos Neossolo Flúvico e Latossolo Amarelo com 98,3% e 95,5%. O Argissolo Vermelho apresentou menor estabilidade dos agregados 12,8%. O Argissolo Vermelho-Amarelo e Latossolo Amarelo apresentaram menores valores para a densidade sendo, 1,34 g cm-3 e 1,33 g cm-3 para as profundidades 15-30; 0-30 cm, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jhony Vendruscolo, UFPB

Eng. Agrônomo. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água. CCA/UFPB. Areia, PP, Brasil.

Thiago Souza Ribeiro, UFPB

Eng. Agrônomo. Aluno do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água. CCA/UFPB. Areia, PP, Brasil.

Francisco Oliveira Mesquita, UFPB

Eng. Agrônomo. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água. CCA/UFPB. Areia, PP, Brasil. Fax: 083 33622259, CEP: 58 397000.

Anailson Sousa Alves, UFPB

Linc. em Ciências Agrárias. mestrando do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água. CCA/UFPB. Areia, PP, Brasil.

Gislene Aparecida dos Santos, UFPB


Published

23-01-2012

How to Cite

VENDRUSCOLO, J.; RIBEIRO, T. S.; MESQUITA, F. O.; ALVES, A. S.; SANTOS, G. A. dos. PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO E ARGILOSSO COMPARADOS COM QUATRO TIPOS DE SOLOS NA PARAÍBA - BRASIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 204–212, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/532. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES