CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE AÇAIZEIRO EM RESPOSTA A DOSES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO

Authors

  • Cleiton José de Oliveira UFPB
  • Walter Esfrain Pereira UFPB
  • Francisco de Oliveira Mesquita UFPB
  • Jailma dos Santos Medeiros UFPB
  • Anailson de Sousa Alves UFPB

Abstract

RESUMO - O experimento foi desenvolvido nas adjacências de Areia, PB, localizadas na propriedade Pitiá, situada no Sítio Socorro na rodovia estadual que liga a cidade de Areia a Alagoa Grande, a aproximadamente 12 km de Areia, microrregião do Brejo Paraibano no período de Agosto/2008 a julho/2009. Com o objetivo de avaliar o crescimento de mudas de açaizeiros (Euterpe oleraceaMart.) em função de diferentes concentrações de N e K. Foram avaliados 10 tratamentos resultantes da combinação de quatro doses de Nitrogênio (50; 100; 150 e 200 g/dm3)utilizando como fonte a uréia e de quatro doses de potássio (50; 100; 150 e 200 g/dm3 ) utilizando como fonte cloreto de potássio, em substrato com LATOSSOLO AMARELO. O delineamento foi em blocos casualizados. O experimental constou com a utilização 120 sacos de polietileno, possuindo 35 cm x 22 cm. Foram semeadas cinco sementes por recipiente.Após a germinação, foi feito o desbaste das plantas deixando-se uma planta por recipiente. O aumento das doses de nitrogênio favoreceu a taxa relativa de crescimento da altura e média da área de radicular. A partir da dose 100 g/dm3de potássio aumentou a taxa relativa de crescimento do diâmetro e da média do diâmetro até a dose 100g/dm3.

Palavras chave: Euterpe oleracea Mart., Nitrogênio, Adubo potássico.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleiton José de Oliveira, UFPB

Eng. Agrônomo. Universidade Federal da Paraíba/CCA.

Walter Esfrain Pereira, UFPB

Prof. Dr. do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais. CCA/UFPB, Areia, PB.

Francisco de Oliveira Mesquita, UFPB

Eng. Agrônomo. Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, CCA/UFPB, Areia, PB, Brasil, CEP 58397-000, Fax: 0xx83 3362 2259.

Jailma dos Santos Medeiros, UFPB

Mcs em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, CCA/UFPB.

Anailson de Sousa Alves, UFPB

Linc. em Ciências Agrárias. Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água. UFPB/CCA.

Published

04-01-2012

How to Cite

OLIVEIRA, C. J. de; PEREIRA, W. E.; MESQUITA, F. de O.; MEDEIROS, J. dos S.; ALVES, A. de S. CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE AÇAIZEIRO EM RESPOSTA A DOSES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 227–237, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/536. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)