CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E QUALITATIVAS DE SETE FORRAGEIRAS PERENES DE VERÃO SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL

Authors

  • Ana Lúcia Hanisch EPAGRI
  • José Alfredo da Fonseca Epagri

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a massa de forragem (MF), a composição bromatológica, altura e resistência à geadas de Axonopus catharinensis (duas procedências), Hemarthria altissima cv. Flórida, Cynodon sp cv. Tifton-85, Brachiaria brizantha (cv. MG-5 e cv. Marandu) e Pennisetum purpureum cv. Pioneiro sob adubação orgânica e adubação mineral. Foi adotado delineamento em blocos completos casualizados em esquema de parcelas sub-divididas, com três repetições, colocando-se nas parcelas as espécies forrageiras e nas sub-parcelas as duas fontes de adubação. As duas fontes de adubação não influenciaram na altura, na tolerância à geadas e na composição bromatológica das pastagens. Houve interação significativa entre genótipos e fontes de adubação para MF. A adubação orgânica promoveu incremento na produção de B. brizantha cv Marandu, redução na MF de H. altissima cv. Flórida, B. brizantha cv. MG-5 e em uma procedência de A. catharinensis e não diferiu da adubação mineral nos demais genótipos. A redução na MF com da adubação orgânica em relação à adubação mineral pode estar associada à liberação gradual dos nutrientes no solo, provenientes da cama de aviário utilizada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Lúcia Hanisch, EPAGRI

Engª Agrônoma (UFPR), M.Sc. em Zootecnia (UFRGS). Atua em pesquisas na área de pastagens, uso de produtos alternativos para agropecuária e agroecologia. Pesquisadora da Epagri - Estação Experimental de Canoinhas.

José Alfredo da Fonseca, Epagri

Eng.- Agronomo, M.Sc., pesquisador da Epagri - Estação Experimental de Canoinhase.  Atua em pesquisas na área de manejo de solo, uso de produtos alternativos para agropecuária e agroecologia. .

Published

27-10-2011

How to Cite

HANISCH, A. L.; FONSECA, J. A. da. CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E QUALITATIVAS DE SETE FORRAGEIRAS PERENES DE VERÃO SOB ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 01–06, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/563. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES