Cotas rurais no ensino superior público: um panorama analítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v14i3.5891

Palavras-chave:

Reserva de vagas, Ação afirmativa, Estudantes rurais

Resumo

A Lei de Cotas, além do recorte social, trata de critérios étnico-raciais e permite que as próprias Instituições, a partir da realidade social na qual estão inseridas, utilizem como ação afirmativa a criação de reserva de vagas para beneficiar outros grupos minoritários. O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais no Ensino Superior Público, além de discutir os fundamentos jurídicos desta ação afirmativa, identificando as Instituições Públicas que utilizam esta política de cotas, apresentando os cursos ofertados e o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais. Os procedimentos metodológicos da investigação ancoraram-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. São apenas 3 em todo o Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Tocantins e Sudeste de Minas Gerais, ainda assim, em Campi específicos e, em sua maioria, para cursos voltados para a área rural.

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Biografia do Autor

Pamela Karina de Melo Gois, Instituto Federal da Paraíba

Educação Física, IFPB Campus Sousa

Ednaldo Barbosa Pereira Júnior, Instituto Federal da Paraíba

Agroecologia, IFPB Campus Sousa

Jedson Machado Ximenes, Instituto Federal da Paraíba

Educação Física, IFPB Campus Sousa

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

GOIS, P. K. de M.; PEREIRA JÚNIOR, E. B.; XIMENES, J. M. Cotas rurais no ensino superior público: um panorama analítico. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 464–469, 2019. DOI: 10.18378/rvads.v14i3.5891. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/5891. Acesso em: 18 maio. 2024.

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