CRESCIMENTO INICIAL DE MAMONEIRA EM FUNÇÃO DO CLORETO DE MEPIQUAT E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA

Authors

  • João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon Universidade Federal de Santa Maria
  • Napoleão Esberad Macêdo Beltrão CNPA/EMBRAPA
  • Silvia Capuani Capuani Universidade Federal de Santa Maria
  • José Félix Brito FCA/UNESP

Abstract

Objetivou-se com esse trabalho avaliar a biometria inicial na cultura da mamona, utilizando-se um regulador de crescimento, o cloreto de mepiquat, via tratamento de sementes com e sem adubação nitrogenada. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na sede da Embrapa Algodão, em delineamento experimental 4 x 2 (doses de regulador x nitrogênio), com quatro repetições. Foram realizados os testes de germinação e de índice de velocidade de emergência antes da semeadura. A morfogênese foi avaliada em cinco épocas, por meio das variáveis: altura de planta, diâmetro caulinar, número de folhas e área foliar, além dos caracteres índice de clorofila e fitomassa seca da parte aérea e radicular da mamona, no último período de avaliação. Os resultados evidenciaram que houve uma consistente redução na biometria na fase inicial da mamona, conforme foram aplicadas doses crescentes do regulador, tendo sido mais intensificado com a ausência do nitrogênio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS Frederico Westphalen

Napoleão Esberad Macêdo Beltrão, CNPA/EMBRAPA

Pesquisador EMBRAPA-CNPA Campina Grande-PB

Silvia Capuani Capuani, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS Frederico Westphalen, RS.

José Félix Brito, FCA/UNESP

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias/UFPB. Mestre em Manejo do Solo e Água pela mesma instituição. Doutorando em Agricultura/Produção Vegetal pela Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Campus de Botucatu.

Published

10-11-2011

How to Cite

RIGON, J. P. G.; BELTRÃO, N. E. M.; CAPUANI, S. C.; BRITO, J. F. CRESCIMENTO INICIAL DE MAMONEIRA EM FUNÇÃO DO CLORETO DE MEPIQUAT E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 28–33, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/594. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)