EFEITO DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE MELÃO GÁLIA

Authors

  • Fabio Martins Queiroga UFERSA
  • Samuel Ângelo Diógenes da Costa
  • Francisco Hevilásio Freira Pereira
  • Patrício Borges Maracajá
  • Antônio Lisboa de Sousa Filho

Abstract

O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses de nitrogênio na produção e qualidade de frutos de melão tipo cantaloupe. O experimento foi desenvolvido em área localizada no município de Baraúnas – RN, no período de 30/10 a 31/12/2009. Utilizou-se o híbrido de melão ‘Paraná’ pertencente ao grupo cantaloupensis. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de N (0, 70, 132, 263 e 395 kg ha-1 de uréia). O delineamento experimental foi o blocos casualizados, com quatro repetições. As características avaliadas foram: produtividade total e comercial (kg ha-1), massa média do fruto (kg), número de frutos por planta, sólidos solúveis totais (ºbrix) e firmeza de polpa. O aumento nas doses de uréia não interferiu no número de frutos por planta e na concentração de sólidos solúveis totais (ºBrix) e proporcionou incrementos na produção total e comercial, na massa média do fruto e na firmeza da polpa. Devido ao incremento constante nos valores das características estudadas com o aumento nas doses de N não foi possível estabelecer uma dose ótima, sendo a dose de 395 kg ha-1 a que proporcionou melhor desempenho no meloeiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabio Martins Queiroga, UFERSA

Tecnico Agrícola (EAFS em 1994) Eng Agrônomo (UFERSA em 2000) Especialista em Gestão de Negócios (UNP em 2009) Estudante de Mestrado em Ciência do Solo (UFERSA na atualidade) Eng e Superintendente de Produção (Multinacional da fruticultura Del Monte desde 2000)

Published

08-05-2011

How to Cite

QUEIROGA, F. M.; DIÓGENES DA COSTA, S. Ângelo; FREIRA PEREIRA, F. H.; BORGES MARACAJÁ, P.; LISBOA DE SOUSA FILHO, A. EFEITO DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE MELÃO GÁLIA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 96–100, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)