DOSES DE ESTERCO DE OVINOS E DE POLÍMERO HIDROABSORVENTE NO CULTIVO DE ARROZ EM CASA DE VEGETAÇÃO

Authors

  • Anna Carolina Carvalho de Lima UFERSA
  • Allisson Rafael Ferreira da Silva UFERSA
  • Francisco Emanuel Nogueira Maia UFERSA
  • Isabel Giovanna Costa e Melo UFERSA
  • Neyton de Oliveira Miranda UFERSA

Abstract

RESUMO - O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produtividade do arroz e o consumo de água pela cultura após aplicação ao solo de doses de esterco de ovinos e de polímero hidroabsorvente. Os tratamentos foram aplicados em vasos, seguindo delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x3, com quatro repetições. Os fatores estudados foram doses de esterco de ovinos (0, 100 e 200 g por vaso) e de polímero hidroabsorvente (0, 5, 10 e 15g por vaso). Foram determinados em cada vaso o número de panículas de arroz, a massa de grãos cheios, a massa de espiguetas estéreis (grãos chochos) e a massa de cem grãos cheios. A análise estatística foi realizada por meio da análise de variância, sendo consideradas significativas probabilidades menores do que 10%. As médias foram comparadas por meio do teste de Tukey a 5% de probabilidade e foi procedida a análise de regressão das variáveis quantitativas. Verificou-se que a quantidade de água utilizada pela cultura diminuiu com doses crescentes de polímero hidroabsorvente e aumentou com doses crescentes de esterco de ovinos. Enquanto isto, a produtividade do arroz foi favorecida pela utilização do polímero hidroabsorvente e prejudicada pelas doses utilizadas de esterco de ovinos.

Palavras-chave: Oriza sativa L., adubação orgânica, condicionador de solo, retenção de água.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anna Carolina Carvalho de Lima, UFERSA

Estudante de Agronomia, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN

Allisson Rafael Ferreira da Silva, UFERSA

Estudante de Agronomia, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN. Bolsista PIBIC - CNPq.

Francisco Emanuel Nogueira Maia, UFERSA

Estudante de Agronomia, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN. Bolsista IEX - CNPq.

Isabel Giovanna Costa e Melo, UFERSA

Mestranda em Ciência do Solo, Universidade Federal Rural do Semiárido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN. Bolsista CAPES.

Neyton de Oliveira Miranda, UFERSA

Professor Associado, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semiárido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró-RN

Published

08-07-2011

How to Cite

LIMA, A. C. C. de; SILVA, A. R. F. da; MAIA, F. E. N.; MELO, I. G. C. e; MIRANDA, N. de O. DOSES DE ESTERCO DE OVINOS E DE POLÍMERO HIDROABSORVENTE NO CULTIVO DE ARROZ EM CASA DE VEGETAÇÃO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 158–162, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/649. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)