INFLUÊNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE ORDENHA E DA ORDEM DE PARTO SOBRE A COMPOSIÇÃO E CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS (CCS) DO LEITE BOVINO

Authors

  • Priscilla Diniz Lima da Silva UFRN
  • Angélica Dantas de Paiva UFRN
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel UFRN
  • Michele Daiana Ferreira de Carvalho
  • Dorgival Morais Lima Júnior UFERSA

Abstract

O presente trabalho foi conduzido com os objetivos de determinar a influência do uso das boas práticas de ordenha sobre a composição e contagem de células somáticas (CCS) em matrizes bovinas agrupadas em categorias pela ordem de parto em diferentes períodos de lactação. Foram utilizadas 16 vacas mestiças da raça Holandesa, sendo oito (08) matrizes primíparas e oito (08) pluríparas, sendo que em cada grupo, quatro (04) matrizes  se encontravam com menos de 90 dias de lactação e quatro (04) com mais de 90 dias de lactação. As boas práticas de ordenha tiveram uma ação efetiva positiva sobre os níveis de células somáticas. As altas contagens de CCS influenciaram no volume de leite produzido como também em alterações nos constituintes do leite, porém não houve influência nos teores de proteína e lactose. Não houve diferença significativa de CCS ao se comparar os períodos de lactação. Concluiu-se que as boas práticas é uma ação que influência (P<0,001) para o baixo nível de CCS.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-07-2011

How to Cite

SILVA, P. D. L. da; PAIVA, A. D. de; RANGEL, A. H. do N.; CARVALHO, M. D. F. de; LIMA JÚNIOR, D. M. INFLUÊNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE ORDENHA E DA ORDEM DE PARTO SOBRE A COMPOSIÇÃO E CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS (CCS) DO LEITE BOVINO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–06, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/655. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>