EFEITOS DE INSETICIDAS SOBRE A REPRODUÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO Anthonomus grandis BOH. (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO

Authors

  • Maurício Sekiguchi Godoy UFERSA
  • Octávio Nakano ESALQ/ USP

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de inseticidas sobre a reprodução e sobrevivência do bicudo-do-algodoeiro. Os experimentos foram conduzidos em condições de laboratório, no Departamento de Entomologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com insetos adultos, em delineamento inteiramente ao acaso. Quando ambos os sexos foram contaminados, o ensaio era representado por cinco tratamentos e dez repetições, sendo a parcela constituída de um casal. Quando fêmeas ou machos foram contaminados, o bioensaio constituiu-se de cinco tratamentos e seis repetições, com as parcelas igualmente representadas. Em ambos os ensaios, os insetos eram mantidos à temperatura de 25±2°C, UR de 70±10% e fotofase de 12 horas. Deltametrina, abamectina, diflubenzurom e diflubenzurom em mistura com óleo vegetal, foram diluídos em água nas maiores dosagens recomendados à cultura, sendo aplicados com pulverizador motorizado. Deltametrina foi o único tratamento que causou mortalidade significativa nos adultos de bicudo, sendo os machos mais suscetíveis que as fêmeas. No que diz respeito à capacidade de oviposição, número médio de ovos, abamectina apresentou o maior efeito de redução em ambos os trabalhos. Na viabilidade de ovos, abamectina, diflubenzurom e diflubenzurom mais óleo vegetal, foram os tratamentos mais expressivos na redução desse parâmetro biológico.

 

Palavras-chave: Algodão, Controle químico, Manejo de pragas, Quimioesterilização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maurício Sekiguchi Godoy, UFERSA

Formado em Engenharia Agronômica pela Univ. Federal de Lavras (2000), possui Mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Univ. Federal de Lavras (2002), Doutorado em Agronomia (Ciências) pela Univ.de São Paulo/ ESALQ (2006) e Pós-Doutoramento junto ao Departamento de Entomologia da Univ. Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de pragas, controle químico e seletividade de químicos aos inimigos naturais. Atualmente é Prof. da Univ. Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Departamento de Ciências Vegetais/ Fitossanidade/ Entomologia.

Published

13-07-2011

How to Cite

GODOY, M. S.; NAKANO, O. EFEITOS DE INSETICIDAS SOBRE A REPRODUÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO Anthonomus grandis BOH. (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 12–22, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/703. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES