PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE COM BASE EM UM FRAMEWORK METODOLÓGICO: ANÁLISE DA VARIABILIDADE DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM UMA AGROINDÚSTRIA

Authors

  • Thamiles Medeiros Silva
  • Rui Sales Júnior
  • Josenildo Brito de Oliveira
  • Abel Dutra de Almeida
  • Almir Mariano de Sousa Júnior

Abstract

O objetivo deste trabalho é integrar e aplicar as ferramentas da qualidade a partir da proposição de um framework metodológico dedicado à análise da variabilidade nos processos produtivos em uma empresa do segmento agroindustrial. Os procedimentos de coleta dos dados se deram a partir do desenvolvimento de um framework metodológico que serviu de base para obtenção dos resultados da pesquisa. Nesse sentido, elaborou-se uma revisão de literatura que apoiou o processo de construção de um questionário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas diretas e intensivas aplicadas com funcionários da empresa foco do estudo. Observações sistemáticas e assistemáticas foram realizadas. A sistemática proposta foi executada em um estudo de caso de natureza aplicada realizado em uma organização agroindustrial. Os dados obtidos foram qualitativos e quantitativos. Os resultados mostraram que os processos estão estáveis, sem apresentar variabilidades anormais. Todavia, considerando as exigências para o mercado espanhol, verificou-se que para o característico peso, o processo apresenta grande variabilidade. Definiu-se como causa principal a presença da bactéria Acidovorax. Portanto, o emprego integrado das ferramentas da qualidade pode potencializar o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para os problemas ou falhas encontradas nos processos produtivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

06-07-2011

How to Cite

MEDEIROS SILVA, T.; SALES JÚNIOR, R.; BRITO DE OLIVEIRA, J.; DUTRA DE ALMEIDA, A.; SOUSA JÚNIOR, A. M. de. PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE COM BASE EM UM FRAMEWORK METODOLÓGICO: ANÁLISE DA VARIABILIDADE DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM UMA AGROINDÚSTRIA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 23–32, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/707. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)