A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO: O CASO DA COMUNIDADE SERRA DO ABREU

Authors

  • Aracelia Azevedo Pinheiro IFPB
  • José Márcio da Silva Vieira IFPB
  • Rossana Henriques Bezerra IFPB
  • João Paulo de Oliveira Silva IFPB
  • Maria da Conceição Pereira Silva IFPB

Abstract

o presente trabalho tem como propósito identificar os problemas e potencialidades da comunidade Remanescente de Quilombolas Serra do Abreu, a partir de metodologias participativas, que proporcionaram o intercâmbio de conhecimentos técnico e empírico a partir de experiências vivenciadas e estudadas, tendo nas atividades práticas (campo) e teóricas, as fontes para a reflexão de problemáticas inerentes à comunidade, dentre elas a demarcação de terras quilombolas, assim como os desafios enfrentados por essas populações tradicionais. A elaboração deste diagnóstico consiste em uma etapa fundamental para o conhecimento dos saberes agroecológicos praticados na comunidade.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aracelia Azevedo Pinheiro, IFPB

o presente trabalho tem como propósito identificar os problemas e potencialidades da comunidade Remanescente de Quilombolas Serra do Abreu, a partir de metodologias participativas, que proporcionaram o intercâmbio de conhecimentos técnico e empírico a partir de experiências vivenciadas e estudadas, tendo nas atividades práticas (campo) e teóricas, as fontes para a reflexão de problemáticas inerentes à comunidade, dentre elas a demarcação de terras quilombolas, assim como os desafios enfrentados por essas populações tradicionais. A elaboração deste diagnóstico consiste em uma etapa fundamental para o conhecimento dos saberes agroecológicos praticados na comunidade.  

Published

03-03-2011

How to Cite

PINHEIRO, A. A.; DA SILVA VIEIRA, J. M.; BEZERRA, R. H.; DE OLIVEIRA SILVA, J. P.; SILVA, M. da C. P. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO: O CASO DA COMUNIDADE SERRA DO ABREU. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 74–79, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/727. Acesso em: 24 jun. 2024.